• capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-01.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-03.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-04.png

UFSJ lança editais para Inverno Cultural 2019

Foram divulgados, no dia 30 de janeiro, os editais para seleção de propostas artístico-culturais e para o Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes, que integrarão o 31º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O festival acontecerá de 20 a 28 de julho, em São João del-Rei, MG.

Propostas artístico-culturais

Desde o último dia 30 de janeiro, os editais estão disponíveis para consulta pública dos grupos e artistas da comunidade externa à Universidade, por 45 dias, quando, então, terá início o prazo para as inscrições, de 18 a 25 de março, no site www.invernocultural.ufsj.edu.br. Os interessados devem ficar atentos, pois é importante usar este período para preparar a proposta e juntar toda a documentação necessária. O edital está disponível no endereço www.invernocultural.edu.br/editais. O resultado preliminar será divulgado no dia 16 de abril e, o final, dia 10 de maio.

As propostas devem se encaixar em uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música e o Mutirão Cultural. Com o objetivo de abordar as variadas dimensões da arte e da cultura, as atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, dentre outras.

Mutirão Cultural - Ecologia de saberes

Em sua 31ª edição, o Inverno Cultural procura estabelecer uma troca intensa com os saberes tradicionais e populares. Com o Mutirão Cultural - reformulação da antiga área temática de Ações Especiais -, o festival convida artesãos, mestres de saberes, griôs e outros agentes culturais fora da cena comercial de festivais. A intenção é valorizar sujeitos de reconhecimento artístico e cultural na comunidade, mas que não necessariamente possuam diplomas ou trabalhem em empresas formais do ramo da arte e cultura.

O edital do Mutirão Cultural está disponível no endereço https://invernocultural.ufsj.edu.br/editais. Diferente do edital de seleção de propostas artístico-culturais, este disponibiliza algumas formas de inscrição, inclusive admitindo Pessoa Física: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., presencialmente ou via Correios.

O Festival

O  Inverno Cultural UFSJ é o maior programa de extensão da Universidade e atende a milhares de pessoas, oferecendo atividades artísticas e culturais. O tema da 31º edição propõe questionamentos sobre o papel e lugar da arte como elo para compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo, e nos convida a refletir: “teria a arte condições de auxiliar na ruptura do isolamento entre os sujeitos? A interação entre os sujeitos e circulação de suas expressões, pelo viés da arte, teria o potencial de romper as zonas de invisibilidade dos e entre os sujeitos nas cidades, assim como estabelecer novos lugares de fala?”. O tema é sugerido como norteador e um incentivo para a elaboração e articulação entre as propostas.

Com foco no caráter extensionista do Inverno Cultural, desde 2017, a descentralização de atividades foi intensificada para aproximar ainda mais dos moradores, acontecendo em nove bairros de São João del-Rei, MG. A Universidade passou, ainda, a realizar ações de longo prazo para a produção e uso de bens culturais por moradores ao longo de todo o ano, investindo recursos do festival na criação e manutenção de quase 10 grupos artístico-culturais nos bairros Tijuco, Senhor dos Montes e Matosinhos.

Para mais informações, acesse os editais do Inverno Cultural 2019.

Texto: Camille Gallo e Rafael Nascimento

Foto: Residência: Figurino em Ação, 30º Inverno Cultural Ufsj. Crédito: Letícia Nara

Publicado em: 30 de janeiro de 2019

REALIZAÇÃO