• 14603351167_1a18199057_o.jpg
  • 35418051724_b63bc58f22_h.jpg
  • 36020494032_79126b0d57_h.jpg
  • apac-aarteliberta.jpg
  • capa01.jpg
  • thais.jpg

Festival recebe propostas voluntárias

O 31º Inverno Cultural UFSJ recebe, até 10 de março de 2019, propostas voluntárias de participação, entre as comunidades internas da UFSJ, FAUF, IF Sudeste-MG e UNIPTAN, especialmente aquelas oriundas de projetos e programas de extensão. Neste ano, o festival será de 20 a 28 de julho de 2019, em São João del-Rei/MG.

As ações podem ser desenvolvidas por servidores, funcionários e/ou estudantes das instituições convidadas a participar do festival. Os interessados podem apresentar oficinas, aulas abertas nas praças, palestras, contação de histórias, exposições de Artes Visuais, espetáculos de Artes Cênicas, apresentações musicais, performances poéticas, ateliês livres, dentre outras atividades culturais. As propostas serão avaliadas pelas comissões de seleção e coordenações de áreas do Inverno Cultural, divididas entre Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Educação, Música e Literatura, além do Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes.

As atividades ocorrerão de forma descentralizada por praças e bairros, espaços culturais, museus e os campi da UFSJ em São João del-Rei. A ideia é proporcionar um circuito de vivência pela e na cidade por meio da arte e cultura. A chamada visa abrir espaço principalmente para toda a comunidade interna da UFSJ e FAUF, em especial aos técnicos administrativos e docentes, que não podem participar do edital para a seleção de atrações remuneradas do festival, conforme as restrições da Lei 8.666/93 (Artigo 9º, inciso III).

Os critérios se dividem em três, criatividade, originalidade e qualidade da proposta;  adequação ao formato do evento (espaços disponíveis, diversidade de públicos atingidos, relação com a temática); e viabilidade técnica e orçamentária da proposta, considerando a reduzida demanda por infraestrutura e materiais. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de março, no site do Inverno Cultural

 

O festival

Nesta edição, a temática do 31º Inverno Cultural UFSJ levanta questionamentos sobre o papel e lugar da arte como ponte para processos de compartilhamento de sensações, ideias e visões de mundo. Em um encontro de saberes, experiências e práticas, teria a arte condições de auxiliar na ruptura do isolamento entre os sujeitos? A interação entre os sujeitos e circulação de suas expressões, pelo viés da arte, teria o potencial de romper as zonas de invisibilidade dos e entre os sujeitos nas cidades, assim como estabelecer novos lugares de fala?

As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line, disponível em: www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais.

Para acessar outros editais do Festival, clique aqui.  

Dúvidas e informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (32) 3379-2510.

Texto: Camille Gallo e Rafael Nascimento

Foto: Mostra Voz do Morro, 30º Inverno Cultural. Crédito: Letícia Nara

Publicado em: 10 de fevereiro de 2019

 

 

REALIZAÇÃO

APOIO

 
 
 

Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
1988-2019 © Todos os direitos reservados