• capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-01.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-03.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-04.png

Inverno Cultural abre inscrições dia 18

As inscrições para os editais de seleção de propostas artísticos-culturais e o Mutirão Cultural Ecologia dos Saberes, que integrarão o 31º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) começam na próxima segunda-feira, dia 18.  O festival acontecerá de 20 a 28 de julho, nesta cidade. Desde o último dia 30 de janeiro, os editais estão disponíveis para consulta pública dos grupos e artistas da comunidade externa à instituição de ensino superior.

O prazo para as inscrições dos editais será de 18 a 25 de março, no site www.invernocultural.ufsj.edu.br. Os interessados devem ficar atentos em submeter a proposta e juntar toda a documentação necessária. O edital está disponível no endereço www.invernocultural.edu.br/editais. O resultado preliminar será divulgado no dia 16 de abril e o final, em 10 de maio.

As propostas devem se encaixar em uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura, Música e o Mutirão Cultural. Com o objetivo de abordar as variadas dimensões da arte e da cultura, as atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, dentre outras.

Mutirão Cultural - Ecologia de saberes

Em sua 31ª edição, o Inverno Cultural procura estabelecer uma troca intensa com os saberes tradicionais e populares. Com o Mutirão Cultural - reformulação da antiga área temática de Ações Especiais -, o festival convida artesãos, mestres de saberes, griôs e outros agentes culturais fora da cena comercial de festivais. A intenção é valorizar sujeitos de reconhecimento artístico e cultural na comunidade, mas que não necessariamente possuam diplomas ou trabalhem em empresas formais do ramo da arte e cultura.

O edital do Mutirão Cultural está disponível no endereço https://invernocultural.ufsj.edu.br/editais. Diferente do edital de seleção de propostas artístico-culturais, este disponibiliza algumas formas de inscrição, inclusive admitindo Pessoa Física: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., presencialmente ou via Correios.

Texto: Camille Gallo e Rafael Nascimento
Foto: Espetáculo: Ser - Experimento para tempos sombrios, 30º Inverno Cultural. Crédito: Thais Andressa
Publicado em: 18 de março de 2019

REALIZAÇÃO