• capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-01.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-02.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-03.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-04.png

Escrita Poética – da criação à concretização de poemas em garrafas

Entre as 50 oficinas do 31º Inverno Cultural UFSJ, cinco são da área temática Literatura. Uma delas chama atenção por concretizar “poemas em garrafas”. Trata-se da oficina de Escrita Poética, ministrada pelo já experiente oficineiro Anderson Valfré. As inscrições ainda estão abertas.

A ideia é concretizar a poesia a partir da escrita poética individual. Para isso, o oficineiro Anderson Valfré, que já ministrou esta oficina 13 vezes em diversas partes do país, dividiu a atividade em quatro etapas: a primeira, uma roda de conversa para apresentação dos diversos estilos de se produzir e expressar a poesia; a segunda etapa consiste em jogos de interação coletiva e criação individual de poemas a partir de diversos estímulos, como sons e brincadeiras que alimentem a criatividade de cada participante; na terceira etapa, será realizada a concretização dos poemas nas garrafas, que serão expostas na intervenção urbana, última atividade da oficina.

Mais para belos do que para estranhos, os poemas nas garrafas cativam, despertam a curiosidade das pessoas, como é possível conferir neste vídeo

A partir de nove anos

A oficina recebe inscrições até o dia 17 ou quando esgotarem as vagas. Podem se inscrever inclusive crianças, desde que tenham pelo menos nove anos de idade. Segundo Anderson, é fundamental trabalhar a escrita desde a infância, “pelo fato de que estamos cada vez mais distante da escrita manual”.

O contato com a construção da letra, a palavra a partir do lápis ou da caneta, explica o instrutor, “é um momento de fruição, de imaginação incrível”. O momento de escrever que a oficina possibilita promove também outras questões que vão além do ato de escrever, “como se perceber compondo, criando, dando vida a algo interno, pessoal”, complementa.

A oficina será realizada nos dias 23 e 24 de julho, na Sala 2.18 – Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ. PPara mais informações sobre a oficina e as inscrições, acesse www.invernocultural.ufsj.edu.br.

 

Texto: Joyce Stampini

Edição: Rogério Alvarenga

Revisão: Adalberto Nunes

Foto: apresentação Oficina Escrita Poética, Transvê Poesias

 

REALIZAÇÃO

APOIO

 
 
   
 

Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
1988-2019 © Todos os direitos reservados