• capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-01.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-02.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-03.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-04.png

Inverno Cultural lança programação especial para crianças

O 31º Inverno Cultural UFSJ traz uma boa novidade para as famílias aproveitarem os dias de férias escolares: este ano o Festival lançou um guia específico com a programação que é direcionada especialmente para as crianças. Entre 20 e 28 de julho, o Inverno terá 24 eventos para os pequenos, como contação de histórias, atividades circenses, espetáculos e vivências infantis.

A programação infantil sempre existiu e marcou os 31 anos do Evento, porém se fortaleceu nesta edição, em especial com a ampliação das atividades na área de arte-educação. A própria temática trabalhada em 2019 favorece esse crescimento. “Pretendemos, com o tema ‘Semear’, investir na formação de crianças a partir da arte e da cultura”, explica Ivan Vasconcelos, coordenador-geral do Inverno Cultural.

Para tanto, as vivências infantis praticadas ano passado expandiram-se. Os espaços rotativos em que as crianças realizam diferentes atividades a cada hora, por exemplo, agora contam com duas faixas etárias, de 3 a 6 e de 7 a 12 anos, e dois locais diferentes, Campus Santo Antônio e Spasso Escola Popular de Circo (foto).

Haverá, ainda, duas peças teatrais infantis: A incrível aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida e Aquático. As contações de histórias ganharam espaço no Festival e agora ocupam oito dos nove dias de programação.

As oficinas de arte-educação também promovem atividades que inscrevem crianças. Sete das nove oficinas da área são focadas no público infantil – e as vagas, bastante concorridas. “É época de férias. Quanto mais a gente puder proporcionar atividades divertidas e fora de casa para as crianças, que façam elas pensarem e desenvolverem a criatividade, melhor”, destaca Deborah Engelender, coordenadora da área.

Somando todas as ações, o Inverno Cultural se torna mais dinâmico e abrangente, levando-o para fora da Universidade, para diversos públicos. Todas as atividades do evento são gratuitas e abertas a qualquer interessado.

Para conferir a programação de eventos infantis, acesse www.invernocultural.ufsj.edu.br e clique no menu "Eventos infantis".

Texto: Cleo Moraes

Edição: Rogério Alvarenga