Apresentação da Residência "FIGURINO EM AÇÃO"

 

Figurino em Ação é uma vivência performática de criação e ocupação artística, que explora a performance e a arte viva e contemporânea, de forma intuitiva em experimentações ativas da artista Arianne Vitale junto com os participantes da residência por ele oferecida e parceiros. O ato de se vestir cria um dispositivo que abre um campo aberto para a imaginação, a memória e a presença do corpo, utópico e político em ação, mascarado, interagindo com a cidade. 

O resultado desta residência é uma apresentação de figurinos criados para cenas que conectam teatro, moda e arte contemporânea.

 

 

Arianne Vitale é artista, figurinista, pesquisadora e professora que atua em diferentes áreas das Artes Cênicas e Visuais. É doutoranda na ECA-USP, no Laboratório de Práticas Performativas, na pesquisa-ação intitulada: "Figurino em ação - Processos, parcerias e metodologias para criação artística no teatro, performance e arte". Trabalha como criadora, cenógrafa e figurinista para teatro e já participou de peças com grandes diretores, como Frank Castorf na Alemanha no Volksbühne em Berlim, com Antonio Araújo e o Teatro da Vertigem, Teatro de Narradores e os Haitianos, Eugenio Lima, entre outros em São Paulo e Berlim - onde viveu por 7 anos. Com o projeto Figurino em Ação, que idealiza e realiza desde 2016, Arianne fez duas exposições selecionadas nas Mostras Sesc de Artes Visuais MG, uma no Sesc Desportivo em Belo Horizonte e no Sesc Uberlândia e diversos cursos. Mais em https://figurinoemacao.wordpress.com

 

Dia: 28 de julho, sábado

Horário: 15h

Local: Pátio Central do Campus Santo Antônio/UFSJ (Praça Frei Orlando, 170, Centro)

Público: Livre


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados