CONFERÊNCIA "ARTE EM TEMPOS SOMBRIOS"

Coletivo Toda Deseo

 

 

Há uma urgência relacionada às temáticas de gênero, identidades e sexualidades. É preciso discutir as questões que permeiam a fisicalidade dos corpos e também as subjetividades, a produção do espaço LGBTQIA, além das críticas à igreja e à família - instituições responsáveis pela manutenção e reprodução dos preconceitos. O diálogo seguido do reconhecimento desses tópicos são importantes na contemporaneidade na construção de narrativas e reconstrução de uma história.

Na conferência intitulada “Arte em tempos sombrios”, os artistas David Maurity e Rafael Lucas Bacelar se debruçarão sobre a trajetória do coletivo de teatro TODA DESEO, suas produções e pensamentos, confrontando-os com temas do “real”, tensionando os modos de produção artísticos que existem entre ficção e realidade.

 

                                       Foto: Divulgação

 

A companhia TODA DESEO é um coletivo de artistas fundado em 2013, em Belo Horizonte. Sua pesquisa é voltada para novas formas de ocupação teatral e para a criação contemporânea a partir questões relacionadas a identidades de gênero e orientação sexual, dando ênfase nas pautas das pessoas trans. Entre suas principais realizações, estão as peças No Soy Un Maricón (2013); Corpos que Não Importam (2014); Campeonato Interdrag de Gaymada (2015); Nossa Senhora (2016); Ser - experimento para tempos sombrios (2016). Mantendo todo seu repertório ativo, a companhia realiza intercâmbio com múltiplos artistas, como Alexandre de Sena/Espanca!, Márcio Abreu/Companhia Brasileira de Teatro, Daniel Toledo/TAZ. Recebeu nos últimos anos prêmios de Direitos Humanos e Cidadania LGBT 2015 e 2016 por sua atuação e de destaque em ocupação pública. Suas produções têm sido constantemente elogiadas pela crítica especializada.

 

Dia: 28 de julho, sábado

Horário: 21h00

Local: Sala Preta (CTAN/UFSJ) - Av. Visconde do Rio Preto, s/n°, Colônia do Bengo.


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados