CONFERÊNCIA "CONSTRUÇÃO SITE SPECIFIC E TECNOLOGIA: EM BUSCA DE DRAMATURGIAS SINGULARES"

ExCompanhia de Teatro

A ExCompanhia de Teatro compartilha com o público sua experiência na construção de dramaturgias em site specific e o uso das tecnologias digitais para a criação de vivências imersivas em suas quatro obras: “EU – Negociando Sentidos” (2012-2013, Brasil e Alemanha) , “Jornada” (2015, Brasil), ”Frequência Ausente 19Hz” (2015 a hoje, Brasil, Portugal e Montenegro) e “O Enigma Voynich” (2017, Brasil). A experiência vivenciada em São João del Rei norteará o debate, preenchido pelos novos significados revelados pela cidade. Após a conversa, os artistas oferecem um workshop participativo para até 20 pessoas, abordando a criação e produção de cenas em áudio binaural (3D), orientando a roteirização, a interpretação voltada para essa linguagem, a gravação do material em áudio, assim como a pós-produção em software de mixagem.

ExCompanhia de Teatro -  Nascida a partir de um grupo de pesquisa formado por artistas envolvidos com produção cultural e teatro, criou em 2012 seu primeiro projeto "EU - NEGOCIANDO SENTIDOS", uma experiência cênica imersiva transmídia com um mês de duração, que unia redes sociais e encontros virtuais com personagens, além de encontros presenciais numa casa e em vários lugares da cidade - com apresentações em São Paulo e Munique, na Alemanha. No final de 2013, foi selecionada no edital de Co-Patrocínio Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de São Paulo, para reformatar o projeto numa websérie. Criou, em 2015, o espetáculo "FREQUÊNCIA AUSENTE 19Hz", sendo selecionada para as programações oficiais da Virada Cultural no Instituto Capobianco e do Festival Satyrianas. Em 2016, FA19Hz participou do Festival Imaginarius, em Portugal. Em 2017, lançou "O ENIGMA VOYNICH", uma série em aplicativo gratuito para Android e iOS, com tecnologia em áudio 3D e grafite digital, na qual os participantes se tornam o personagem central de um thriller de suspense sobre o manuscrito Voynich, um livro real e indecifrável.

Dia: 22 de julho, domingo

Horário: 14h às 15h30

Local: Anfiteatro da Biblioteca do Campus Santo Antônio/UFSJ (Praça Frei Orlando, 170, Centro)

Número de vagas: Sujeito à lotação