Arte-educação

 

 

No Quintal (esgotado)

Resumo: A oficina visa resgatar e despertar nas crianças o prazer da brincadeira coletiva e em espaços abertos, resgatando brincadeiras e brinquedos tradicionais, dos quais provavelmente nossos pais e avós brincavam e que estão em desuso e esquecimento. Dessa maneira, os participantes terão aulas de confecção de brinquedos artesanais construídos com materiais reciclados e elementos da natureza e, ainda, aprenderão jogos e brincadeiras de rodas, despertando sua criatividade e imaginação e estimulando estarem atentos quanto o uso de materiais que são descartados na natureza e que serão transformados por nós em divertidos brinquedos.

Currículo do professor(a): Paulinho Polika (Paulo Roberto Nacif Campos) é ator e diretor. Especialista em trabalhos com formas animadas, seus espetáculos trazem a marca da cultura popular, cujas raízes apontam para o teatro de rua, as artes circenses, a pantomima, o clown e o diálogo com o teatro de sombras e bonecos. Sua trajetória artística é marcada pelo trânsito entre diferentes linguagens e pelo vínculo com importantes grupos da cena mineira, como o Grupo Galpão, Grupo Giramundo, Grupo de Dança 1º Ato e Grupo de Teatro Armatrux, atualmente pesquisa e desenvolve pesquisas na cultura do brincar e seus desdobramentos.

Público-alvo: Crianças de 6 a 12 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Materiais recicláveis como garrafas PET, papelão e jornais, tesoura, cola, lápis, sacos plásticos.

Local: Sala 1.15 - Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ

Período: 23 a 26 de julho de 2018

Horário: 13h30 às 17h30

Carga-horária: 16 horas/aula

Número de vagas: 20

 

Fantásticos Bonecos Gigantes (esgotado)

Resumo: A oficina apresenta o universo do teatro de bonecos, por meio da construção e manipulação de bonecos cênicos manipuláveis em escala grande para crianças. Foi planejada para atender as ideias criativas de cada participante, trazendo projetos de bonecos e histórias de cada um e da cidade para o nosso dia a dia. A manipulação dos bonecos será feita com auxílio de vara, em equipes e com manipulação direta após a criação dos personagens pelos participantes a partir da temática do festival e/ou proposta pelo grupo.

Currículo do professor(a): Leo Ortiz e Luciana Antunes são artistas com formações específicas em teatro, teatro de animação e artes visuais. Ambos são pesquisadores dentro da Companhia, tendo como base os cursos (técnico e superior) de teatro da UFMG; Centro de Cursos Teatrais (CCT-Araxá) e diversas experiências com profissionais do Brasil e do exterior: Natacha Belova, Duda Paiva, Olivier Bernoit, Ana Maria Amaral, entre outros. São membros da ATEBEMG (Associação Mineira de Teatro de Bonecos) ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos), UNIMA (Union internationalle de La marionette, The World Wide Puppetry Organization. São fundadores da Cia Valentina de Teatro, companhia que preza pela pesquisa em atuação, teatro de animação (máscaras, objetos, sombras e bonecos) e formação profissional do ator.

Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos

Pré-requisito: Interesse e disponibilidade para trabalhos manuais e Teatro

Material do aluno: Tesoura sem ponta; Lápis preto; Lápis de cor; Avental ou camisa usada que possa ser sujada; Bloco de anotações; 01 pote de manteiga (ou similar) lavado, limpo e seco; 01 pincel grande (chato); 02 caixas grandes de tamanhos diferentes; 01 pacote de jornal;  02 rolos de fita crepe; 02 poleiros finos de madeira (tamanho padrão, com cerca de 1 metro, encontrado em casas de agropecuária);  tinta acrílica de tecido – cores variadas pote de 35ml; 02 bolas de isopor de 50mm.

Local: Sala 1.10 - Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ

Período: 23 a 27 de julho de 2018

Horário: 14 às 17h.

Número de vagas: 20

  

Animação Stop-Motion (2 turmas) 

Resumo: Gosta de filmes de animação? Tem curiosidade de saber como são feitos ou mesmo de criar o seu? Então esta oficina é para você! Utilizando a técnica do "stop-motion" (uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento), os professores Stefano e Hugo vão te levar para criar uma história, na qual cada participante da oficina contribuirá com ideias individuais, formando um roteiro comum ao grupo e um filme ao final!

Currículo do professor(a): Os professores Stefano e Hugo são arte-educadores que já tiveram muita experiência em sala de aula, resolveram se juntar para fazer a oficina Sonhar Voando. São alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Ouro Preto, local onde se conheceram, de onde procuram ter uma visão mais artística para a tecnologia digital. Stefano é formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo e já trabalhou como oficineiro do Festival Anima Mundi, e também ministrou oficinas de arte em outras instituições. Hugo é formado em música pela Universidade Federal de Ouro Preto e trabalhou como professor de artes da rede pública de ensino em Belo Horizonte e Ouro Preto.

Público-alvo: 8 a 12 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Nenhum

Local: Sala 4.01 - Pavilhão de aulas do Campus de Santo Antônio/UFSJ

Período: 24 e 25 de julho de 2018

Horário:

Turma 1 - 24 de julho - 13h às 17h

Turma 2 - 25 de julho - 13h às 17h

Número de vagas: (25 por turma)

  

Dança Criativa

Resumo: A Oficina de Dança Criativa é um espaço para a criança conhecer a si mesma e o mundo pelo prazer do mover. Experimentar o próprio corpo pelo espaço através de uma abordagem lúdica e musical que provoca o movimento e promove a integração do grupo pela alegria de dançar em parceria. Através da técnica de consciência pelo movimento - de Angel Vianna - a oficina desenvolve no participante o domínio do seu corpo e harmonia no seu movimento, tornando-o capaz de responder com ampla disponibilidade a diferentes estímulos e propiciando a descoberta de sua própria dança e expressão. Nela também serão propostas variadas técnicas que compreendem da dança contemporânea, passando pela Dança Clássica à acrobacia e danças populares, usando imagens e elementos lúdicos que acessem a criatividade da criança dentro desses universos. Assim, os participantes têm um contato diversificado e prazeroso com a arte da Dança, que promove a sua expansão corporal num ambiente de troca e integração coletiva.

Currículo do professor(a): Tatiana France é bailarina, atriz, coreógrafa, diretora e mestra em Performance/Artes Cênicas na UNIRIO. Formada na CAL e na Escola de Dança Angel Vianna, foi integrante da Cia de Dança Deborah Colker e fundou a Humas Cia de Dança. Como atriz participou de peças teatrais, novelas, vídeo-clips, performances, etc. Como assistente de direção, diretora de movimento e preparadora corporal, trabalhou com Marília Pêra, Deborah Colker, Ulysses Cruz, Rosane Svartman em peças, shows, publicidades e novelas da TV Globo. Dirige o grupo de intervenções urbanas, Urbitantes. Foi assistente de coreografia nas Cerimônias do PAN e fundou o Bloco de Danças, MAMELÚDICOS em 2007. Integrou a equipe de Coreografia das Cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016. Como arte-educadora em dança/movimento lecionou em escolas, projetos sociais e espaços culturais como: Centro de Movimento Deborah Colker, Escola de Dança Angel Vianna, Diorama Centre/Londres, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, SESCs, entre outros.

Público-alvo: Crianças de 9 a 12 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Roupa confortável e flexível

Local: Sala 3.23 - Pavilhão de aulas do Campus de Santo Antônio/UFSJ

Período: 26 e 27 de julho de 2018

Horário: 13h30 às 17h30

Número de vagas:  20

  

Musicalização Corporal: um encontro entre dança e música 

Resumo: A oficina vai se desenvolver por meio da música, aguçando a percepção dos nossos ritmos naturais e dos ritmos estabelecidos por tudo o que nos cerca... música e dança estarão o tempo todo presente nas descobertas e redescobertas corporais durante esse passeio lúdico. O objetivo é ressaltar como a música e suas questões permeiam nosso dia a dia e nossa corporeidade, trazendo à tona a relação natural que todo e qualquer indivíduo social possui com a musicalidade e seus elementos.

Currículo do professor(a): Jussara Braga é Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Substituta do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. Em 2009 teve sua formação em pilates realizada pela Movement Pilates, de Belo Horizonte. Em 2014 se formou no curso de capacitação de multiplicadores do método Flymoon® ministrado pela criadora do método, Clara Trigo. Dançarina clássica e contemporânea, ex-dançarina da Rés Cia de Dança, de Ouro Preto-MG, dançarina do Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa-MG de 2009 a 2012 e 2015 e preparadora corporal do NEPARC. Professora de pilates do Núcleo Academia nos anos de 2009, 2010 e 2015 e professora de pilates allegro na Escola de Balé Ebateca, Salvador/BA em 2014.

Público-alvo: Crianças de 9 a 12 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Necessário o uso de roupas adequadas para prática de atividade física

Local: Sala multimídia - Centro Cultural UFSJ

Período: 26 e 27 de julho de 2018

Horário: 13h30 à 17h30

Número de vagas: 20

  

Literatura e Memória: teatro e teatralidades de um corpo que dança com suas memórias (esgotado)

Resumo: A oficina propõe ao participante uma imersão na literatura brasileira e no teatro como forma de expressão da alma. Ao final de três dias de trabalho, o grupo terá repertório para apresentação nos espaços alternativos do Inverno Cultural. A intenção e objetivo principal desta oficina é realizar uma apresentação de “Conversas com o Poeta”, na qual elementos teatrais desenvolvidos sejam transportados para a cena, permitindo o fazer teatral durante os ensaios e a apresentação.

Currículo do professor(a): Erika Santos é mestranda do PPGAC da UFSJ. Formada em licenciatura e bacharel em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei /UFSJ, atua desde 2010 como pesquisadora na linha de estudos da performance e jogo. Encontra nos textos de Walter Benjamin uma importante contribuição para o desenvolvimento pedagógico e entendimento do fazer teatral, desta forma, procura nas interfaces entre jogo e performance os elementos da criação de dramaturgias por meio de intervenções artísticas para pensar a composição cênica corporal através das linhas de pesquisa entre memória, corpo e subjetividade.

Público-alvo: Crianças de 4 a 12  anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: 3 fotos da família, de escolha do participante. As fotos precisam ser impressas e trazidas no primeiro dia. Roupas leves e confortáveis.

 Local: Sala 1.06 - Pavilhão de aulas do Campus de Santo Antônio/UFSJ

Período: 24 a 26 de julho de 2018

Horário: 14h às 16h30

Número de vagas: 15

 

 Ecologia no Ateliê Vai ao Espaço Urbano 

Resumo: A partir de atividades lúdicas de pintura - com monotipia e representações livres das texturas de troncos e folhas -, serão feitas composições buscando equilíbrio e criatividade, com o objetivo de trazer maior valorização da natureza, tanto para as crianças como produtoras como para os espectadores ao apreciar o resultado no espaço urbano.

Currículo do professor(a): Ana Bello ( artista, arquiteta, e arte educadora) foi professora na rede Sesi Minas, Conservatório de Música, e Escola Infantis SJDR e BH; promoveu vários projetos na área arte educação. Graduada pela UEMG, UFSJ e Licenciatura Bennett-RJ.

Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: 30 folhas de papel sulfite branca; 02 folhas de papel craft; Pincéis; lápis; Tinta guache: amarelo, vermelho, preto, verde; Rolinho de espuma; Bandejas de isopor descartável; colher velha

Local: Sala 1.12 - Pavilhão de aulas do Campus de Santo Antônio/UFSJ

Período: 23 a 25 de julho de 2018

Horário: 13h30 às 16h

Número de vagas: 10 

 


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados