GUIA DE OFICINAS

 

LITERATURA

 

 

Oficina de Vídeo-poemas 

Resumo da oficina: Esta oficina pretende viabilizar, junto aos participantes, um produto audiovisual integrado à linguagem literária, ou seja, uma proposta que pode ser chamada de vídeo-poema, vídeo-arte ou filme experimental. A ideia é integrar as duas linguagens através do uso de recursos linguísticos: seja através da fala, ou da escrita; e do uso de recursos audiovisuais: fotografia, vídeo, animação, sonoplastia, entre outros. Pretende-se ter como produto final da oficina a produção de um ou mais filmes de curta duração dentro da proposta de vídeo-poema.

Currículo do professor: David Henrique Nunes de Lima (David Biriguy) é poeta, músico, produtor cultural e coordena a editora Lara Cartonera. Mora em Belo Jardim/PE e estuda Comunicação Social na UFPE, em Caruaru/PE. Publicou os livros “Útero de Retratos Mundanos” (2013), “Poemas sem Cabrestos” (2014) e “Correspondências ao Acaso” (2018), além de participar de várias antologias locais e nacionais. Na música, lançou o EP “Desencontrários” (2015) e o EP “Escombros” (2016) com a banda Virgulados, da qual é integrante e fundador. Assinou a direção dos curtas “Pelos Galhos da Jurema” (2016) e “Ventre Morto” (2017). Atualmente, dedica-se a encontrar caminhos para expandir a produção cultural no agreste pernambucano.

Público: A partir de 12 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Papel e caneta para anotações

Período: 23 a 26 de julho (terça a sexta-feira)

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 16 horas/aula

Local:  Sala 2.15 - Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ (Praça Frei Orlando, 170 - Centro)

Número de vagas: 20 vagas

 

 

Ateliê de Literatura Dramática: dramaturgias 

Resumo da oficina: A oficina é um espaço criativo de escrita e interlocução, um encontro para a descoberta e/ou aprofundamento de escritas teatrais autorais. A proposta é proporcionar, ao público interessado na literatura teatral, o contato com conceitos da escrita teatral (como as ideias de ação, estrutura, personagem, espaço-tempo, etc.), sob um olhar múltiplo e contemporâneo. Este contato se dará de maneira prática, a partir de exercícios de escrita, leitura de textos dramáticos e teóricos e exposição de ideias teatrais.

Currículo do professor: Assis Benevenuto é dramaturgo, ator, diretor de teatro, criador, coordenador e editor da Editora Javali, que se dedica exclusivamente a publicar livros de teatro e dramaturgias. Formou-se em Letras pela UFMG, realizou estudos na pós-graduação em teoria da Literatura, também na pós-graduação em Dramaturgia da Universidad Nacional de las Artes, de Buenos Aires. É integrante do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum, onde atua como dramaturgo, ator e diretor. Também escreveu peças para outros grupos de teatro: Grupo Espanca!, Zula Cia. de Teatro, Os Conectores, Oficinão do Galpão, Grupo Trampulim, entre outros. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto no anos de 2013 a 2015. Desde 2013, criou com Vinícius Souza os Ateliês de Dramaturgia em Belo Horizonte, realizados de 2013 a 2017. Ministrou diversas oficinas de dramaturgia. Seus espetáculos já circularam por mais de 70 cidades brasileiras, 20 estados, além de Argentina, Cuba e Uruguai.

Público: A partir de 16 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Papel e caneta ou computador para a oficina de escrita

Período: 22 a 25 de julho (segunda a quinta-feira)

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 16 horas/aula

Local: Sala 2.01 - Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ (Praça Frei Orlando, 170 - Centro)

Número de vagas: 20 vagas

 

 

Ensaios de Liberdade: literatura dramática para jovens 

Resumo da oficina: A literatura dramática é pouco conhecida e debatida no Brasil. No campo da infância e juventude, as carências são ainda maiores. Esta oficina-vivência propõe estudar e debater exemplos da literatura dramática infanto-juvenil. A oficina-vivência visa a compreensão e a experimentação de técnicas e conteúdos relacionados à literatura infanto-juvenil, mirando nas possibilidades emancipatórias que estas práticas podem induzir. Um dos exercícios consiste na leitura, análise e exercícios de encenação da peça “Os Números e a Vida”, escrita por Fernando Kinas e vencedora do Prêmio Funarte de Dramaturgia para Infância e Juventude (MinC, 2018, Região Sudeste).

Currículo do professor: Fernando Kinas - Diretor, pesquisador teatral e dramaturgo. Doutor em Estudos Teatrais pela Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e Universidade de São Paulo (USP). Fundou e coordena, desde 1996, a Kiwi Companhia de Teatro e participa, desde 2018, do Coletivo Comum; ambos sediados em São Paulo. Dirigiu cerca de 20 montagens teatrais, muitas delas com roteiros originais do diretor. Ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Funarte de Dramaturgia para Infância e Juventude (2018). Foi professor da Faculdade de Comunicação da FAAP (2002/2006) e do Instituto de Artes UNESP (2016/2018). Dirigiu diversos filmes de curta-metragem e o média Cartas da Mãe, sobre a vida e obra de Henfil. É o responsável editorial do Caderno de Estudos Contrapelo, publicado desde 2013. Escreveu dezenas de artigos, ensaios e matérias em jornais, revistas e periódicos (Cena, Urdimento, Sala Preta, Teorema, Rumores, Estado de São Paulo).

Público: A partir de 16 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Nenhum

Período: 22 a 25 de julho (segunda a quinta-feira)

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 16 horas/aula

Local:  Sala 2.04 - Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ (Praça Frei Orlando, 170 - Centro)

Número de vagas: 20 vagas

 

 

Poesia Digital: criação de poemas com ferramentas digitais 

Resumo da oficina: Oficina/workshop de criação de poemas eletrônicos digitais: Processo de interpretação de textos poéticos de vários autores (poemas) de domínio público brasileiro, usando o computador, unindo trilhas/efeitos sonoros, movimento, imagens e texto, que poderão ser compostas pelo interessado e/ou a partir de um texto (poema) sugerido, finalizando com um pequeno Poema Eletrônico digital. 

Currículo do professor: Alex Lima - Músico, agente cultural, arte-educador, artista multimídia. É bacharel em designer digital - Uniara (2014).  Sócio-proprietário da Icon Artes - Criações e Produções Artísticas. Como artista multimídia, ministra cursos, oficinas e workshop, tendo como objetivo o computador como ferramenta de criação. 

Público: A partir de 14 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Notebook com plataforma Windows

Período: 22 e 23 de julho (segunda e terça-feira)

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 8 horas/aula

Local: Laboratório de Informática Campus Santo Antônio - CSA/UFSJ 

Número de vagas: 20 vagas

 

 

Oficina Escrita Poética 

Resumo da oficina: A oficina estrutura-se em discutir, criar e concretizar poesia, enfocando a escrita poética individual e a concretização destas criações em garrafas poéticas, que são postas em forma de intervenção urbana como resultado, permeando uma breve consciência sobre a importância da sustentabilidade nos dias atuais. Usa-se como meio de estímulo jogos teatrais, leituras de poemas diversos, vídeos, músicas e muito diálogo. Assim, toda oficina é desenvolvida em grupo, formulando ideias acerca dos temas abordados coletivamente, como a da poesia. 

Currículo do professor: Anderson Valfre já realizou 13 edições desta oficina, ocorridas em bibliotecas, universidades, cafeterias, escolas particulares e públicas,  por cinco cidades brasileiras e dois Estados, alcançando um público diverso, de crianças, adolescentes e adultos. 

Público: A partir de 9 anos

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Lápis, borracha, caneta, tesoura, livros de poesia que gostam (para o momento de leitura)

Dia: 23 e 24 de julho (terça e quarta-feira).

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 8 horas/aula

Local:  Sala 2.18 - Pavilhão de Aulas do Campus Santo Antônio/UFSJ (Praça Frei Orlando, 170 - Centro)

Número de vagas: 30 vagas

 


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
1988-2019 © Todos os direitos reservados