Música

 

Master class - Celso Moreira “Harmonização e Improvisação”

Resumo da master class: De acordo com Celso Moreira, o workshop mostra como usar as escalas maiores, as três menores e as escalas simétricas. Além do violonista e guitarrista, o workshop terá participação dos músicos Christiano Caldas (teclados), Milton Ramos (baixo) e André Limão Queiroz (bateria).

Currículo do professor(a): Celso Moreira - Mineiro, nascido em Guanhães, descende de uma família que sempre cultivou o gosto pela música, a exemplo de seu pai, Rivadávia Moreira e do irmão, o guitarrista e compositor Juarez Moreira. Aos dez anos já tocava bateria em bailes da cidade, mas ao se mudar para Belo Horizonte, 1968, trocou o instrumento - que não cabia no apartamento - por um violão: seu companheiro de todas as horas até hoje. Nessa trajetória, Celso Moreira acompanhou músicos como Milton Nascimento, no espetáculo Missa dos Quilombos e gravou em todas as faixas do álbum homônimo, tendo viajado em turnê por todo o Brasil e Espanha. Acompanhou o saxofonista Nivaldo Ornelas em turnê por cidades de São Paulo e de todos os estados do sul do pais. Com este gravou também o CD Reciclo. Atuou também como violonista em todas as faixas do CD de Gisela Gonçalves, com arranjos e direção musical de Wagner Tiso.  A partir de 1980 começou a compor e a se consagrar no meio musical, tendo recebido prêmios importantes: o Troféu “Faísca” - como músico mais atuante do ano -, assim como, duas vezes, o prêmio BDMG Instrumental como melhor músico. Participou também do festival internacional de jazz(Tudo é jazz) por dois anos consecutivos, em Ouro Preto. Neste ano, foi também jurado do prêmio BDMG Instrumental, assim como do Troféu Marco Antônio Araújo, pelo BDMG. Em 2007 lançou o seu primeiro álbum solo, o CD - Celso Moreira “Autoral” com participação de Juarez Moreira e composições próprias, exclusivamente. Já em 2011 foi a vez do segundo CD, “Cenas Brasileiras”, com músicas autorais e de outros compositores, tais como Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa e Braguinha. Em 2014, gravou seu primeiro DVD composto por uma mescla do repertório de seus trabalhos anteriores.

Público-alvo: Profissionais da área musical. Músicos profissionais, alunos e professores de música.

Pré-requisito: Nenhum

Material do aluno: Nenhum

Local: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Período: 24 de julho de 2018

Horário: 14h às 16h

Carga Horária: 02 horas/aula

Número de vagas:  40

  

Master class - Palindrum

Resumo da master class: O Master class terá o formato de um bate-papo, coordenado pelo maestro, arranjador e compositor Dyonisio Moreno, diretor musical do grupo Palindrum. Terá ainda a presença de todos os integrantes do grupo: Denise Ferrari – violoncelo, Helena Venturelli – piano, Daniel Moreno – hang drum e Rafael Lourenço – bateria e percussão. Na Master class serão abordados temas como: o histórico do grupo, a composição das músicas, a escolha do estilo musical, referências e influências, os arranjos, o uso de harmonias e polirritmia contemporânea, o limite do experimentalismo num grupo de música instrumental que se pretende popular. Além disso vamos focar na apresentação do instrumento hang drum, também conhecido por hand pan, instrumento criado na Suíça no ano 2000 e pouco conhecido no Brasil. Cada um dos músicos fará um pequeno depoimento sobre seu trabalho no Palindrum e ficará à disposição da plateia para perguntas.

Currículo do professor(a): Dyonisio Moreno - Compositor, maestro, arranjador e publicitário. Professor da cadeira de Produção de Áudio para Propaganda na Universidade Metodista de São Paulo. Participou como compositor e Diretor Musical em mais de 30 espetáculos teatrais, tendo recebido os prêmios: 3 APCA, 2 APETESP, Prêmio Shell, Governador do estado, Mambembe. Em música composta especialmente para cinema recebeu os prêmios: Festival de Cinema de Gramado, Festival de Cinema de Brasília, Festival de Cinema de Guarnicê e Festival de Cinema de Havana.

Público-alvo: Estudantes ou interessados em música, principalmente os que se dedicam aos estudos de Composição e Arranjos.

 Pré-requisito: Nenhum

 Material do aluno: Nenhum

 Local: Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

 Período: 26 de julho de 2018

 Horário: 14h às 17h30

 Carga Horária: 03 horas/aula

 Número de vagas: Até 30 pessoas

 

 

 

 


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados