São João del-Rei para turista ver – e entender

Durante o mês de julho, é comum encontrar pelas ruas de São João del-Rei grupos de turistas passeando e ouvindo atentos os guias turísticos, que contam histórias sobre a cidade. O que alguns deles falam, entretanto, nem sempre é confirmado por historiadores e arquitetos – algumas histórias seriam floreadas para parecerem mais atraentes.

Na contramão dessas visitas, o professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, Marcos Guimarães, propôs uma contação de histórias sobre a formação urbana de São João del-Rei pelo centro histórico da cidade. O Inverno Cultural abraçou a ideia e a visita guiada aconteceu na quarta-feira, 26.

O passeio começou no Centro Cultural UFSJ. Estudantes de arquitetura e turistas animados se avolumaram entre as exposições da galeria principal e ouviam atentos à voz calma do professor. O Solar da Baronesa foi um dos destaques como prédios conservados da primeira metade do século XIX.

Marcos explicou que a cidade se formou no período da Corrida do Ouro, com caminhos em direção às minas. A arquitetura da cidade era simples, mas a cidade foi se reconstruindo à medida que cresceu.

Abaixo, você confere um mapa com os principais pontos levantados pelo professor. Ficou na dúvida se alguma informação que você soube a respeito dos pontos turísticos da cidade é verdadeira ou exagerada? É só clicar no local preferido do mapa para descobrir um pouco mais de nossa história.

Texto e mapa: Rebeca Oliveira

Edição: Rogério Alvarenga