“Hey, black brother!” – Berimbrown fecha Inverno Cultural

Representatividade! A única palavra na qual consigo pensar para descrever o show da banda belo-horizontina Berimbrown na Praça Senhor Bom Jesus do Matosinhos no último domingo do Inverno Cultural, dia 30.

A história começa na passagem de som. Enquanto a banda preparava os equipamentos, um grupo de jovens e idosos ensaiava batuques tendo como cenário a Maria Fumaça. A cena e os sons chamaram a atenção do Mestre Negoativo, idealizador do projeto social que deu origem à banda no fim dos anos 1990.

Mais cedo, na coletiva de imprensa, o baixista da banda, Ronilson Silva, fez questão de salientar que a música do Berimbrown é voltada para alcançar também o público fora dos muros da Academia. “Nos preocupamos em fazer com que nossas letras sejam acessíveis, tornando-as o mais diretas possível”.

Essa assertividade não impacta a qualidade intelectual e sonora da arte do grupo, pelo contrário. Com influências de MV Bill, James Brown, Bob Marley e Tim Maia, a banda apresenta letras de forte cunho político e social que fazem pensar e dançar quem quer que a escute.

A proposta está alinhada com o tema do Inverno Cultural deste ano: “Universidade, arte e resistência: a cultura como bem comum”. Durante esta edição, os shows foram realizados na praça do Matosinhos. Uma mudança em relação aos outros anos com o objetivo de descentralizar o consumo de arte e cultura na cidade.

Quem esteve presente na última noite do Festival pode ter certeza que o objetivo foi cumprido. Ao ver pessoas de todas as cores e classes se balançando ao som dos potentes vocais de Léo Lôbo e Marcela Rodrigues, gritando a plenos pulmões o refrão de Mandamentos Black, “Eu te amo brother”, ao ouvir Mestre Negoativo saudar as comunidades quilombolas, de periferia e à galera que fazia os batuques mais cedo, não dá para duvidar da força da arte e da cultura como ferramenta de integração social.

Texto: Rebeca Oliveira

Edição: Rogério Alvarenga