Como produzir animações no dia a dia?

Em tempos de revoluções tecnológicas e portabilidade, as animações se fazem mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar. A oficina Criação Audiovisual promete ensinar crianças e pré-adolescentes a produzir vídeos que mesclem sons e ruídos do dia a dia às imagens captadas por elas.

Com o avanço do cinema e, mais recentemente, de tecnologias móveis e de fácil acesso, o movimento deixou de ser exclusivamente uma função físico-motora e passou a tomar conta das telas - as grandes telas das sessões cinematográficas, as de televisão ou até mesmo as de celular. As animações surgem, então, como uma forma divertida de combinar sons e imagens distintos com uma cena.

A oficina será ministrada pela artista visual e arte-educadora Deise Oliveira, e tem como objetivo explorar a relação entre arte e natureza, instigando os participantes a desvendar trilhas diversas nas áreas da criação audiovisual, animações e projeções mapeadas.

A oficineira ressalta que o workshop busca apresentar às crianças o funcionamento da produção. “Queremos mostrar que as animações vão além dos longas-metragens, estão nos videogames, celulares, novelas, vinhetas, entre outros”, explica. A artista pretende, ainda, elaborar pesquisa sonora e visual com os alunos, explorando “o que tem ao redor da oficina e até mesmo histórias trazidas pelas próprias crianças, promovendo essa troca de informação”, afirma Deise.

Voltada para o público de 8 a 12 anos, a oficina está agendada para os dias 25, 26 e 27 de julho, das 13h às 18h30, na sala 3.04 do pavilhão de aulas do Campus Santo Antônio da UFSJ. O aluno deve levar um smartphone capaz de captar som e gravar vídeos, e trazer curiosidade, sensibilidade artística e gosto por animações.

Interessou-se? Então inscreva-se no site do evento [https://inverno-cultural.ufsj.edu.br] até o dia 16 de julho. Não perca tempo, vagas limitadas! Para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (32) 3379-2510.

Texto: Victória Souza
Edição: Cibele de Moraes e Rogério Alvarenga