Figurinos e performances para o Sagrado

O pátio do Campus Santo Antônio e a frente da Igreja São Francisco de Assis foram cenário para as peças  criadas pelos participantes da residência Figurino em Ação, no sábado, dia 28. Nas performances, reutilizaram tecidos e ornamentos e exploraram as relações com o sagrado.

A residência é resultado do trabalho da artista e arquiteta Arianne Vitale. Com o objetivo de compartilhar o fazer artístico em todas as fases de criação, o participante esteve ativo desde a concepção da ideia, passando por toda a execução e também performando sua criação no fim do workshop. Durante o processo, foi desenvolvido o tema que perpassou todas as apresentações, cuja escolha levou em consideração o lugar em que estarão expostas. Em São joão del-Rei, foram criadas imagens que remetem ao sagrado, de acordo com a interpretação de cada participante.

O público pôde presenciar uma exposição das máscaras e figurinos desenvolvidos pela artista e por participantes de oficinas anteriores além de fotos performáticas feitas em parceria com o fotógrafo Thiago Bortolozzo. Também estavam disponíveis o acervo da artista, para aqueles que quisessem se fantasiar para acompanhar a intervenção.

A artista e os participantes partiram caracterizados do CSA até a Igreja de São Francisco, lendo trechos do livro “O Corpo Utópico, As Heterotopias”, de Michel Foucault, onde se instalaram em meio aos visitantes. No pátio, roupas claras e longas, remetendo às santidades. Do lado de fora do portão da Igreja, um ser profano, com roupas pretas e vermelhas, tentava entrar no local sagrado, sendo impedido pelas grades e por uma imagem angelical com asas feitas de renda e tule.

Como elementos de destaque, máscaras e adornos nas cabeças. Os materiais comuns de costura, como penas, tecidos e rendas se misturaram aos elementos incomuns, como cabeças de bonecas, pedrarias e meias-calças. As referências para os trabalhos de Arianne Vitale passam pela alta-costura, movimentos de vanguarda e artistas como Hélio Oiticica.

Texto: Maria Luisa Mello
Edição: Juliana Millen
Foto: Intervenção Figurinos em Ação, 30° Inverno Cultural UFSJ. Foto: Isadora Rufo
Publicado em: 31/07/2018