NOTÍCIAS

Um passeio sonoro por Minas Gerais

Usar o rock para falar sobre regionalidades é, sem dúvida, um desafio. A banda Los Kactus, porém, mostrou em seu show no 30º Inverno Cultural UFSJ, no último sábado, 28, que é possível, por meio do som da guitarra, cantar versos sobre as paisagens de Minas Gerais.

A primeira música apresentada, Caçador de Mim, de Milton Nascimento, já indicava como seria o clima do espetáculo que se iniciava. O repertório foi composto por uma combinação de grandes sucessos e canções autorais, principalmente do álbum Maria Fumaça, lançado pelos Los Kactus em 2016. O nome do álbum reproduz o que são as músicas: um verdadeiro passeio de trem por paisagens, culturas e o povo mineiro.

Até a própria São João del-Rei foi tema de uma das composições da banda. Cidade dos sinos, escrita por Hudson Martins e tocada na apresentação do Inverno Cultural, descreve a beleza da cidade e da Serra de São José. A música foi composta em uma das vindas de Los Kactus para se apresentar em bares da cidade.

A sonoridade, como conta o guitarrista Pérsio Granato, é um reflexo de cada integrante da banda. Além do rock, há claras referências também de baião, samba e maracatu. “Cada um na banda tem uma influência diferente, uns mais voltados para o rock, outros mais para a MPB, mais pro pop e nessa mescla saiu a nossa onda”, explica.

O público que compareceu ao palco montado na Praça Bom Jesus do Matosinhos para assistir ao show teve motivos para não deixar a banda se despedir tão cedo. Maria, Maria, de Milton Nascimento (assim como a primeira canção apresentada) era para ser a última da noite. Os gritos de “mais um!”, vindos da plateia, porém, fizeram os Los Kactus voltarem para fechar com Paisagem da Janela.

A história da Los Kactus

Formada em Juiz de Fora, Los Kactus completa em 2018 vinte e um anos de estrada. A banda tem uma história comum a diversos outros conjuntos: começou com uma formação de amigos de bairro, como explica Pérsio. Perguntado sobre o segredo da longevidade, o guitarrista não hesita em dizer que a própria amizade é a chave: “Hoje, da formação original, ainda temos três integrantes. Nós somos como irmãos”, completa.

Texto: Lucas Almeida
Edição: Rogério Alvarenga
Foto: show Los Kactus, 30° Inverno Cultural UFSJ. Crédito: Isabela Roldão
Publicado em: 1° de agosto de 2018


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados