Música que resiste

O último dia da 30ª edição do Inverno Cultural UFSJ foi prato cheio para amantes de rap. A última atração do evento, Tamara Franklin, flerta com o ritmo em meio a diversas influências da música negra. Um pouco antes do show da cantora nascida em Ribeirão das Neves, a banda Pimenta de Macaco já subia ao palco levando consigo influências como Sabotage, Criolo e Gabriel, o Pensador.

O festival da UFSJ é em São João del-Rei, mas o grupo é formado por quatro alunos e um professor do Campus Sete Lagoas. Responsabilidade ainda maior de comprovar que a pluralidade vem dos quatro cantos da instituição, abraçada às comunidades de seu entorno. E assim começava a noite de domingo na Praça Bom Jesus do Matosinhos. Em um show descontraído, a banda levou ao palco seis músicas autorais e uma série de poesias recitadas ao longo da apresentação.

Quando abria espaço para covers, a Pimenta de Macaco clamava fortemente por paz, educação e saúde. E para quem já estava na espera da Tamara Franklin, um momento especial: o vocalista a convidou ao palco, e também Marilane Sotani, produtora cultural do festival, para mais abrilhantar a noite.

Cultura do cerrado

Quem não conhecia a Pimenta de Macaco e se deparou com o nome da banda na programação, certamente ficou curioso para saber o porquê da escolha e o que ele significa Procuramos saber, e a resposta, além de simples, também converge para o reconhecimento de culturas que muitas vezes passam discretas em nosso dia a dia.

O nome traduz uma homenagem. Pimenta de macaco, nativa do cerrado brasileiro. A vegetação de Sete Lagoas é de transição para esse bioma, de onde podemos dizer que saem as entranhas musicais da banda.

O show traduz outra homenagem, a da coletividade, da diversidade. “Tocar no Inverno Cultural casou perfeitamente com o que sempre tocamos”, declaram os músicos. Rappers, crianças, sax, guitarra, bateria, baixo, microfone, protesto e indignação - com poesia presente!

Texto: Victória Souza
Edição: Cibele de Moraes e Rogério Alvarenga
Foto: Pimenta de Macaco, com participação de Tamara Franklin, 30° Inverno Cultural UFSJ. Crédito: Isabela Roldão.
Publicado em: 03/08/2018