NOTÍCIAS

Uma narrativa para todos

Um dos principais objetivos do Inverno Cultural, maior programa de extensão da UFSJ, é a democratização da cultura. No meio do caminho de mais de três décadas de festival, o desafio: como proporcionar a todos o acesso às mais diversas expressões culturais do festival? Eventos nos bairros, diálogo com as comunidades e, cada vez mais destacada, a presença de intérpretes de Libras, para que surdos também sejam incluídos na narrativa.

As quatro palavras que formaram o tema do 30° Inverno Cultural UFSJ, tolerância, diálogo, conexão e liberdade, agora ganham mais uma: acessibilidade. Ao todo, na edição de 2018, foram oito oficinas e sete peças teatrais que ganharam versões com Libras. Nas oficinas, eram dois intérpretes para até oito surdos.

Além dos próprios eventos, o site do Inverno Cultural também ganhou em acessibilidade, com áreas “traduzidas” para Libras. Quando o internauta encontra o símbolo da Língua Brasileira de Sinais, é certeza de que poderá assistir a um vídeo direcionado a surdos.

A intérprete Daiane Bispo Gonçalves conta que preparar e colocar em prática a acessibilidade não é fácil. “Nós temos que primeiro saber a demanda de surdos participantes das oficinas, das peças, temos que trabalhar com as pessoas da produção”, explica.

Ou seja, nas peças e produções culturais, por exemplo, o trabalho do intérprete começa bem antes do evento realmente acontecer. “Nós pedimos o material com antecedência”, detalha Daiane. Todo esse processo é para que o surdo seja realmente incluído no evento, e não apenas participe de um acontecimento paralelo. “O surdo vai ver a peça, não o intérprete”, ressalta.

A satisfação do trabalho, no fim das contas, para Daiane, é ver os surdos ocupando seus espaços. “A gente costuma dizer que eles são estrangeiros no próprio país”, relata. Com a inclusão promovida pelo Inverno Cultural, porém, essas barreiras começam a se desfazer. “O lugar do surdo é onde ele quer estar”, finaliza.


Eventos que tiveram presença de tradutor intérprete de Língua dos Sinais (Tils):

Compreendendo as Restrições Alimentares para a Alimentação Saudável: receitas para uma doce vida

Animação Stop-Motion

Oficina de Forró (veja aqui o vídeo pré-evento)

Produção Literária Independente

Retratos ao Acaso (veja aqui o vídeo pré-evento)

Programa Saberes da Terra: oficina de tinta de terra (veja aqui o vídeo pré-evento)

Espetáculo “Ópera de Sabão”

Quem tem Medo de Preto?

Contação de Histórias de Assombração

Ateliê de Vivências “Espaço Serelepe”

Espetáculo "Maratona de Nova York" (veja aqui o vídeo pré-evento)

Espetáculo “O Jardim das Cerejeiras”

Contação de Histórias Infantis - "Foi Coisa de Saci" (veja aqui o vídeo pré-evento)

Espetáculo “Morada”

Espetáculo Infantil “Espetaclim” (veja aqui o vídeo pré-evento)

 


Texto: Lucas Almeida
Edição: Rogério Alvarenga
Foto: Intérpretes atuam em espetáculo do 30° Inverno Cultural UFSJ. Crédito: Isabela Roldão
Publicado em: 06/08/2018


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados