Exposição traz abertura poética para o mundo

Promovida pela fotógrafa Monique Kelly e pelo poeta Vinicius Tobias, o ensaio Sorrisos Anímicos propõe que, no rimar de imagens fotográficas e poemas, possamos inscrever o desvelar com a natureza no mapa de nossa experiência com a vida. A exposição aconteceu na noite de terça-feira, 24.
Como conta Vinicius, ''A vivência literária, por meio da compreensão da participação das pessoas no Cosmos, traz um sorriso e um tino poético dentro da alma, principalmente quando a natureza sorri''. Para além de registros de transformação, as imagens apresentadas no mundo anímico são compostas com um dizer inspirador, carregando ensinamentos, percepções e experiências com aquilo que nos cerca. Os Sorrisos Anímicos promovem uma abertura para o mundo.
Um dos poemas dessa série, descreve a natureza das formigas. Estas que, ao caminhar pelo braço de alguém e serem expulsas do corpo do indivíduo, podem voltar três vezes a caminhar por ele. A existência desses insetos, vistas por um olhar poético, mostram que ao participar da história da formiga, se dando ao trabalho de levá-la lá fora no jardim onde ela subiu no seu braço, superamos a ideia de que ''retornar sempre não nos leva ao lugar de onde viemos''.
O ensaio foto-poético, mediado por Thales Moura, pode ser acessado no canal da TV UFSJ no Youtube.