Semana de Produção Artística

1) Criando para crianças na pandemia: o espetáculo de teatro-jogo Os Moremons na Mira da Rede

Coordenador: Ana Dias

Criação Artística

A criação do espetáculo de teatro-jogo infantil interativo online "os Moremons na mira da Rede" foi feita durante o primeiro ano da pandemia do SARS-COV-2. Ao nos vermos subitamente isolados, cada um na sua casa/cidade, decidimos, a exemplo de outros grupos teatrais, usar as plataformas digitais como meio de estar com o público em um mesmo espaço (virtual) ao mesmo tempo.
 

2) O vírus pode ser você - vinculado ao projeto Não verás país nenhum: diário de uma favelada”

Coordenador: Adilson Siqueira

Criação Artística

Realizado após a impossibilidade de circular com o espetáculo "Diário de país nenhum", resultado do projeto de criação “Não verás país nenhum: diário de uma favelada”, trata-se de uma performance transmídia desenvolvida a partir do projeto de pesquisa "Performando com a COVID 19", trata-se de um trabalho que foi realizado entre Julho a Setembro de 2020 de maneira completamente digital, com intuito de pesquisar as possibilidades e usos das mídias digitais no fazer teatral e desenvolvimento artístico em tempos de isolamento social.

3) Entre atos, falas e imagens: sexualidades e identidades de gênero dissidentes no teatro e no cinema

Coordenador: Carlos Frederico Bustamante Pontes

Circulação Artística
Radionovela em 12 capítulos intitulada “Os entendidos”, tendo por base o texto teatral “The boys in the band” (1968), de Mart Crowley, a partir da tradução de Irismar Bustamante também de 1968. A ideia inicial propôs a inter-relação entre a tradução da peça citada e a obra cinematográfica, com base no mesmo texto, produzida em 1970. Idealizado para ser um espetáculo presencial, a proposta do projeto, em virtude da pandemia, seguiu o caráter criativo de uma obra online no formato de podcasts.

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1) Projeto U

Coordenador: Sérgio Rocha

Criação Artística

Projeto "U": construção de  um espetáculo que possa, através de canções/sambas e choros, dança e teatro, fomentar uma visão de protesto e crítica política através da arte, da cultura e das humanidades.

2) Orchidea e o novo Chaos

Coordenador: Flávio Luiz Schiavoni

Criação Artística
Pensando nos fenômenos das comunicações em massa e nos efeitos que a reprodução de uma mensagem pode criar, apresentamos aqui o trabalho chamado Telefone sem fio, uma composição para celulares em rede que utilizam o ambiente para criar camadas sonoras. Os telefones ainda utilizam suas telas, lanternas e vibracall para auxiliar o público a compreender a comunicação nos dias atuais. A peça conta ainda com um conjunto de amplificadores acústicos feitos em cerâmica que servem para amplificar as vozes dos celulares e nos ajudam a compor a cenografia desta apresentação. Esta peça foi feita durante a pandemia, a distância, com um músico programando computadores e celulares e um artista plástico criando amplificadores cerâmicos para tocas com estes celulares, coordenador por um professor da computação que pesquisa os processos criativos colaborativos e mediados pelo computador.

3) Sucata ao Som

Coordenador: Marcius Barcelos

Criação Artística
Em Sucata ao Som, será apresentado a pesquisa que teve como resultado dois instrumentos musicais construídos. Estes instrumentos são resultado de vivências nas torres das igrejas ao acompanhar a tradição sineira da cidade, e também da influência do grupo UAKTI na prática em construção de instrumentos. O projeto também conta com a produção de um documentário que está em fase de edição final, porém todas as entrevistas já foram feitas.

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1) Coletivo Fuzuê: Teatro Universitário em tempos de restrição

Coordenador: Carina Maria Guimarães Moreira

Criação Artística

Coletivo Fuzuê: Teatro Universitário em Tempos de Restrição foi produzido e realizou uma circulação internacional para a Universidade de Copenhague na Dinamarca, em novembro de 2019. No mês de agosto de 2019 os pesquisadores e integrantes do Coletivo Terra em Cena Professor Felipe Canova (UnB) e o Cinegrafista do MST Janelson Pereira, vieram à UFSJ para fazer as captações de som e imagens e realizar oficinas e discussões sobre teatro político e vídeo popular junto aos integrantes do Coletivo Fuzuê. O filme, : Teatro Universitário em Tempos de Restrição, apresenta-se em formato de documentário, abarcando a noção de escrita videográfica da história, a partir das imagens captadas das apresentações e processo de criação dos dois experimentos do Coletivo Fuzuê: Fuzuê de 2016 e Confere de 2018. A narrativa fílmica relaciona tais produções teatrais – incluindo a metodologia de trabalho do Coletivo Fuzuê e a realidade de nosso entorno universitário – com seus respectivos momentos históricos – do golpe de 2016 e ascensão do bolsonarismo no Brasil em 2018.

2) Laboratórios de investigação e criação artística em iluminação cênica – Desenvolvimento de projetos, práticas criativas e resultados estéticos

Coordenador: Berilo Luigi Deiró Nosella

Criação Artística

O presente projeto de criação artística é parte integrante do projeto docente de pesquisa, ensino e extensão “Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional” (2018-2021), desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos em História das Práticas e das Técnicas da Cena do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena/UFSJ (CNPq) e da linha de pesquisa Cultura, Política e Memória do PPGAC/UFSJ e refere-se à realização de experimentos laboratoriais em iluminação cênica com peças metateatrais de Luigi Pirandello. Aqui propomos apresentar algumas maquetes 3D e seus processos de criação e elaboração de cenas das referidas peças.

3) Crônicas de uma realidade assíncrona

Coordenador: Adilson Siqueira

Criação Artística

 "CRÔNICAS DE UMA REALIDADE ASSÍNCRONA é o segundo trabalho oriundo da impossibilidade de circular com o espetáculo "Diário de pais nenhum", aprovado no edital 2019 com o título de “Não verás país nenhum: diário de uma favelada”, devido à pandemia. Trata-se de um evento espetacular transmidiático de performance artivista digital realizado e transmitido ao vivo via traquitanas digitais na forma de um programa de TV (o PATRIOTARDE) no qual se reflete sobre a realidade diminuída (e absurda) que é este "novo normal" que estamos vivendo atualmente no país. Um programa simples, bem-humorado e cativante, onde encontramos aquilo que há de melhor em nossa nação: pessoas de bem, dispostas a opinar sobre assuntos diversos “trazendo a verdade dos fatos’ da sociedade brasileira, com muita informação e cultura patriota para alegrar suas tardes."

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1) Estudantes Mães Existem

Coordenador: Fernanda Omelczuk

Criação Artística

O projeto ESTUDANTES MÃES (R) EXISTEM consiste em dar visibilidade através da arte à causa de mulheres que se tornam mães enquanto são estudantes do ensino médio e ensino superior. A iniciativa busca dar visibilidade à realidade dessas estudantes mães e apontar para a luta e mobilização em prol de seus direitos. A intenção é colar "lambes" em áreas de visibilidade urbana estimulando a reflexão dos alunos, professores e toda população que frequenta os locais.

2) Diálogos Rio-Minas

Coordenador: Adriana Gomes do Nascimento

Criação Artística

Pesquisa artística de curadoria que dá continuidade ao projeto Urbanidades Latinoamericanas. Neste momento, a criação artística curatorial será com base no acervo do “Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” - MAM-Rio -, na cidade do Rio de Janeiro/Brasil e no Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte, sobre trajetos artísticos entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

3) Arte na Serra: Para não queimar o futuro

Coordenador: Zandra Coelho de Miranda

Criação Artística

Projeto que visa valorizar a paisagem são-joanense em suas peculiaridades, e defendê-la nos espaços destinados à preservação ambiental: parques e unidades de conservação, que estão sujeitos à depredação, vandalismo e à pressão imobiliária. Gostaríamos de fomentar um vínculo estreito entre as pessoas e a paisagem através do incentivo ao uso da Serra pela população da região de forma cotidiana, e promover um olhar comprometido com a paisagem local. Fortalecendo as redes de comunicação entre os usuários desses espaços teríamos, entre os inúmeros outros impactos, maior eficiência na detecção de incêndios.

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