MIL NAÇÕES MOLDARAM MINHA CARA

JESSICA LEMOS FOTOGRAFIA

Classificação etária: 16

Descrição

MIL NAÇÕES MOLDARAM MINHA CARA é uma proposta de exposição de médio porte da artista Jessica Lemos, que apresenta obras em série, de diferentes linguagens, como a instalação, a fotoperformance e arquivos documentais. Esses trabalhos abordam questões urgentes e deliciadas de um país colonizado, falam sobre o processo de eugenia no Brasil, o consequente embranquecimento da população e os impactos do colorismo na contemporaneidade. Tudo isso, trazendo um olhar cuidadoso sobre a vida de mulheres negras, que são as imagens que costuram esta narrativa visual.

Currículo

Jessica Lemos (1993) é uma artista visual brasileira, que trabalha principalmente com fotografia e performance. Possui mestrado em Artes pela Universidade Federal de São João del Rei e graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Participou em 2021 do Ciclo de Mostras do BDMG Cultural, com a exposição "E eu não sou uma mulher" (MG). Em 2020, foi selecionada para a "Residência Artística Farol-Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia" (PA). Em 2016, foi artista premiada no " X Salão de Fotografias do Mar" (BA). No mesmo ano lançou seu livro fotográfico ?MOCAMBA?, uma narrativa sobre o feminino negro em comunidades da Bahia. Participa de exposições coletivas em diversos lugares do Brasil desde 2012. Seu trabalho busca falar principalmente sobre as relações políticas e sociais na vida de mulheres negras a partir da afro diáspora.