Apresentação

about

Apresentação

O Inverno Cultural UFSJ é um dos principais festivais de artes integradas do interior do Brasil. Com uma trajetória de 32 edições desde 1988, ocorre sempre nas férias letivas do meio do ano e volta-se para a valorização de distintas expressões artísticas e culturais na cidade de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes. As atividades são totalmente gratuitas e, tradicionalmente, ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.

 

Organizado nas cinco áreas temáticas articuladas, reconhecidas social e academicamente como representativas e expressivas para os campos da arte e cultura - Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música -, o evento oportuniza a realização de ações representativas nos variados espectros das materializações dos processos artístico-culturais.

 

Neste 2022, após dois anos sem atrações e oficinas presenciais, o festival volta às ruas e espaços culturais das cidades. Sim, cidades no plural, já que além de São João del-Rei, teremos Inverno em Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco!

 

Mas não é só o Inverno Cultural que está de volta às cidades... 2022 também marca o retorno triste e indesejado da fome, que atinge milhões de brasileiros e brasileiras. A edição deste ano, assim, traz o tema "Planeta Fome", uma reflexão sobre a situação atual do país e uma reverência à Elza Soares, um símbolo da nossa Cultura que nos deixou em janeiro, e que lançou um álbum com esse nome em 2019. Uma obra que trata em suas letras, dramas e temas sensíveis a nossa sociedade, como racismo, homofobia, preconceito social, violência doméstica, e a própria fome.

 

Entre 23 e 31 de julho, o legado de Elza e o talento de dezenas de artistas se unem para levar Cultura às quatro cidades mineiras.

 

Vivenciem o Inverno Cultural UFSJ 2022! Viva Elza!

 

Faça o download do cartaz "33º IC Planeta Fome" - Clique aqui!

 

Faça o download da Programação do "33º IC Planeta Fome" - Clique aqui!

 

Faça o download da Programação das Oficinas - Clique aqui!

 

Ouça o álbum "Planeta Fome" (2019):