NOTÍCIAS

Não há como negar que as tecnologias de comunicação estão presentes na vida escolar. E que precisamos lidar com elas. Os estudantes da Escola Estadual Governador Milton Campos sabem bem disso, e produziram, como parte do projeto NAV Cine, curta-metragens que serão exibidos no Inverno.

A 30ª edição do Inverno Cultural trabalha palavras de força como tolerância, diálogo, conexão e liberdade. Preocupa-se em trazer eventos acessíveis a todos os públicos. Acessibilidade é a condição que permite a utilização segura e autônoma dos espaços por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Inspirados em artistas como Amy Winehouse, Stevie Wonder, Tim Maia, Seu Jorge e Jorge Bem, a banda local Red Maria abre a programação de shows do palco da 30º edição do Inverno Cultural, na noite do dia 21 de julho. Promessa de espetáculo com forte pegada black, blues e jazz.

No terceiro dia de festival, o 30º Inverno Cultural UFSJ traz o espetáculo Maratona de Nova York. Em montagem de ato único, a peça apresenta os atores Julio Cesar Campagnolo e Rayne Sena interpretando Steve e Mario, personagens que traçam uma maratona literal e também uma corrida ao longo das próprias memórias.

Parece estranho unir arte, insetos, eletrônica e sustentabilidade? Esse é o desafio proposto pela oficina Colônia de Insetos Eletrônicos, que recebe inscrições entre os dias 18 e 19 até as 15 horas. O objetivo é utilizar sucata eletrônica para criar pequenos “robôs insectoides” que interajam com ambientes da cidade.

Você, mulher, se reconhece nas capas de revista? Nas mulheres mostradas na TV? Nas propagandas? Este questionamento é o que a exposição Penso, logo resisto!, do Jornal Delas vai levar à reflexão, através de 20 foto-colagens. O objetivo é levar o público a pensar sobre a representatividade dos corpos femininos nas mídias em geral.

Os alunos da ONG Atuação estão prestes a viver uma experiência essencialmente lúdica no 30° Inverno Cultural UFSJ. A oficina Teatro, Jogos e Brincadeiras vai revisitar e reinventar o universo de diversão das crianças, propondo a transformação e a criação de novas formas de lazer tradicionais no universo infantil.

O primeiro domingo de Inverno Cultural promete encher a Praça Bom Jesus de Matosinhos com a energia alegre e contagiante do samba. A condução da festa fica por conta do Boêmios de Isis, que neste ano se apresenta pela terceira vez no festival. Preparamos uma entrevista exclusiva com a cantora Isis Ferreira.

As mulheres privadas de liberdade e as funcionárias da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei terão, entre os dias 23 e 27 de julho, oportunidade de imersão no universo artístico por meio da oficina Arte como Forma de Liberdade, a elas oferecida durante o 30º Inverno Cultural UFSJ.

Quem disse que tudo tem que ser eterno para ser inesquecível? A oficina Monumentos Temporários: intervenções, performances e proposições memoriais pretende justamente debater a relação entre memória e identidade a partir da criação de monumentos que dialoguem com a temporalidade.

Para aqueles que se interessam por teatro, a oficina Primeiros passos - Iniciação ao teatro pretende explorar a improvisação por meio de jogos e brincadeiras. As atividades acontecem nos dias 26 e 27 de julho no Campus Santo Antônio. As inscrições estão abertas até 16 de julho.