NOTÍCIAS

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UFSJ, divulgou nesta segunda (19/09), novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Inverno Cultural, o PIBEX Cultura. Serão escolhidas propostas voltadas ao desenvolvimento de ações culturais de médio prazo vinculadas diretamente ao Inverno Cultural UFSJ.

Circulando por enredos amorosos e de descoberta homossexual e transgênero, com canções LGBT e feministas do repertório erudito-popular, o espetáculo Cancioneiro Queer encerrou, no domingo, 30, a programação do Teatro Municipal no Inverno Cultural UFSJ. A partir de influências da ópera, do teatro musical brasileiro, de canções da Broadway e Off Broadway, encenadas em formato de cabaret, o musical convida o público à imersão nas temáticas. Voz, piano, contrabaixo, guitarra e bateria fazem parte do espetáculo, que inclui “cenas”, em convincente parceria entre artes cênicas e música.

Inverno Cultural é prenúncios. Aleatoriamente, nomeio um: o reforço de vocações, caso da cultura como marca identitária desta cidade chamada São João del-Rei, onde nasceu uma Universidade Federal que chama e coloca arte e cultura em roda e cortejo, para viver dias de pura celebração, desbravando rotas. Ocupe Periferia!

No último sábado do Inverno Cultural, 29, o Conservatório Padre José Maria Xavier foi palco de recitais de violão clássico e flauta organizados em parceria com estudantes do curso de Música da UFSJ. O repertório variado das três apresentações da noite incluiu fandangos, valsas e choros de compositores nacionais e estrangeiros, como Bach e Egberto Gismonti.

“A matéria-prima da escrita é a palavra, e não a ideia”, enfatiza Ronald Claver Camargo enquanto divaga a respeito da escrita e dos ofícios de um escritor. O professor, poeta e escritor belo-horizontino promoveu no Inverno Cultural UFSJ a oficina Escrever Sem Doer, que tem como meta estimular a criatividade e auxiliar a prática da escrita.  A dinâmica da oficina é bastante simples e paciente, de modo a proporcionar a espontaneidade para facilitar a produção dos textos.

Originário da província indonésia de Bali, o teatro de máscaras conhecido como topeng tem a improvisação, o riso e o estreito contato com o público como traços essenciais. Ao longo do espetáculo, um mesmo ator interpreta personagens diferentes e distintos entre si, utilizando danças e músicas como artifícios. Na noite de domingo, a divertida peça Patuscada trouxe os elementos do topeng para o Inverno Cultural.

O sabor de uma refeição não apenas define a qualidade dela como também as sensações e os sentimentos que ela pode trazer. Especiarias são parte importante disso, já que se tornaram parte importante do processo culinário – além de deixarem a comida mais gostosa, também podem fazer bem à saúde. Não à toa, foram uma das razões de a humanidade ter explorado os oceanos. O poder e as propriedades desses alimentos especiais foram o foco da oficina Chás, temperos e especiarias – uma experiência para todos os sentidos.

Durante o mês de julho, é comum encontrar pelas ruas de São João del-Rei grupos de turistas passeando e ouvindo atentos os guias turísticos, que contam histórias sobre a cidade. O que alguns deles falam, entretanto, nem sempre é confirmado por historiadores e arquitetos – algumas histórias seriam floreadas para parecerem mais atraentes.

2016/2017 - Todos os direitos reservados