Notícias

A primeira noite de shows do 31° Inverno Cultural terá dança e música no Campus Santo Antônio (CSA). Às 22h do sábado, inaugura o Palco Inverno nesta edição a banda Refinaria, tocando releituras de clássicos com toque MPB, grunge e soul music. As atividades da noite do CSA começam às 21h30, em frente ao Teatro, quando será realizado o espetáculo de dança “Antes do Corpo”.

O público infantil já tem encontro marcado com a arte no primeiro dia do Inverno Cultural deste ano. O grupo Teatro da Pedra, de São João del-Rei, apresenta neste sábado (20), às 16h, na sua sede na Colônia do Marçal, o espetáculo intitulado A Incrível Aventura de Agnes Sabida e Joana Destemida.

Reunir artistas e comunidade. Compartilhar cultura. Criar oportunidades. Semear outras possibilidades! Entre 20 e 28 de julho o Inverno Cultural UFSJ convida o público a viver a arte cultivada em todos os cantos da cidade. Exposições, oficinas, teatros e shows vão movimentar São João del-Rei, plantando sementes e produzindo novos talentos.

A história do Inverno Cultural remete a parcerias, coletividade, reconhecimento da cultura local e regional. Neste sábado, 20, começa mais uma edição que marca novas parcerias e velhos conhecidos que se juntam em eventos associados. Já no primeiro dia, a banda Cifras no Varal lança disco no Teatro Municipal, logo depois que a Feira da Boa Zona toma conta da rua da Cachaça.

Faltam apenas dois dias para o 31º Inverno Cultural, mas a preparação para o evento, que começa dia 20 de julho, se iniciou muito tempo antes. Os nove dias de festival exigem preparação de um ano e meio de antecedência, com muita gente envolvida: de 300 a 400 pessoas, direta e indiretamente.

Os shows do Inverno Cultural deste ano estão de volta ao Campus Santo Antônio. O planejamento de segurança foi, então, traçado pensando no bem-estar do público e na preservação do patrimônio institucional. Uma equipe de cerca de 25 seguranças, contratados especialmente para o evento, cuidará da proteção do público, zelando pela boa condução do Festival.

Sábado marca o primeiro dia do 31° Inverno Cultural UFSJ. São diversos eventos espalhados por vários bairros de São João del-Rei: show no Palco Inverno, espetáculo no Teatro da Pedra, contação de histórias na Biquinha, abertura de exposições, tudo isso a partir das 10h, quando acontece a abertura no Fortim dos Emboabas, reaberto após dois anos de obras.

Faltam 2 dias para o início do Inverno Cultural 2019. E, para quem não se inscreveu nas oficinas, temos uma boa notícia: ainda dá tempo. Ao todo, 25 oficinas tiveram suas vagas reabertas por conta de desistências, e quem quiser se inscrever, é só correr no site do Inverno até às 12h de HOJE.

Um dos casarões mais antigos de São João del-Rei, o Fortim dos Emboabas, propriedade histórica que pertence à UFSJ desde 2009, será palco da abertura do 31º Inverno Cultural UFSJ, no dia 20 de julho, às 10 horas. Grande marco simbólico desta edição do Festival, o Fortim está situado na comunidade do Alto das Mercês e sediará, também, oficinas do Mutirão Cultural.

Uma visão ampliada de quem observa de cima. Próximos ao som, a audição é decisiva no processo de interpretação. O espaço escuro e a pouca luz são os únicos elementos que compõem o cenário do espetáculo Levantes – ações para estar sobre a Terra, o primeiro da programação da Sala Preta do Ctan neste Inverno Cultural.

As inscrições on-line para oficinas do 31° Inverno Cultural UFSJ terminam no dia 18, meio-dia. Uma delas ganha destaque por derivar de uma das ações de criação artística de longo prazo do Inverno Cultural - a Apae Aberta: oficina de cerâmica. Um convite para que a comunidade conheça mais de perto a Apae de São João del-Rei.

Imersos em uma apresentação de Teatro, é comum atores e atrizes se tornarem o centro de nossa atenção por meio dos diálogos e expressões corporais. Quando as luzes baixam, é importante perceber o que há além: o figurino, a iluminação, a cenografia, e também a sonoplastia, único elemento não visual entre os citados.


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
1988-2019 © Todos os direitos reservados