O Inverno Cultural UFSJ é um dos principais festivais de artes integradas do interior do Brasil. Com uma trajetória de 33 edições desde 1988, ocorre sempre nas férias letivas do meio do ano e volta-se para a valorização de distintas expressões artísticas e culturais na cidade de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes. As atividades são totalmente gratuitas e, tradicionalmente, ocorrem em espaços públicos (ruas e praças de diversos bairros), campi da UFSJ e equipamentos culturais, como teatro municipal, galerias, museus, centros culturais, dentre outros, formando um circuito e um convite para que os sujeitos vivenciem encontros na e pela cidade através da arte e cultura.
Organizado nas cinco áreas temáticas articuladas, reconhecidas social e academicamente como representativas e expressivas para os campos da arte e cultura - Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura e Música -, o evento oportuniza a realização de ações representativas nos variados espectros das materializações dos processos artístico-culturais.
A edição deste ano, assim, traz o tema “Operários da Arte”. A temática se inspira nos 90 anos do quadro “Operários”, de Tarsila do Amaral, artista plástica modernista brasileira. São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores e trabalhadoras exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. A partir da obra, o festival vai abordar o contexto atual e o papel das pessoas que trabalham com as mais diversas manifestações artísticas, não só os artistas, mas os profissionais que compõem a produção, a construção e a reflexão sobre a Arte.
Entre 08 e 16 de julho, dezenas de artistas se unem para levar Cultura às cidades mineiras de São João del-Rei, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas!