Semana de Produção Artística

1) Arte na Serra - Para não queimar o futuro

Coordenador: Zandra Coelho de Miranda e Fernanda Nascimento Corghi

A presente proposta buscou valorizar a paisagem são-joanense em suas peculiaridades, e defendê-la nos espaços destinados à preservação ambiental: parques e unidades de conservação, que estão sujeitos à depredação, vandalismo e à pressão imobiliária. Realizamos ações de fomento ao uso e proteção do espaço, e através das trocas nas redes sociais com a comunidade de usuários compartilhar o processo criativo do documentário.

2) Laboratórios de investigação e criação artística em iluminação cênica – práticas pedagógicas e de extensão; intercâmbios artísticos

Coordenador: Berilo Luigi Deiró Nosella

A partir de um grupo de trabalho, com o foco de pesquisa na fricção entre o real e a ficção como elemento de articulação temática, visual e conceitual da cena moderna e contemporânea, propôs-se a realização de laboratórios de experimentação cênica com iluminação a partir da obra de Luigi Pirandello Seis personagens a procura de um autor, resultando na elaboração visual de maquetes 3D. Serão apresentadas na mesa de debates as imagens das maquetes e as questões relativas à sua laboração.

3) Trajetos e Relações Espaço-culturais Rio-São Paulo- Minas

Coordenador: Adriana Nascimento

Os encaminhamentos da atual proposta se concentram em processos orientados em duas vertentes: a Triangulação Rio, São Paulo e Minas; e a Articulação com as propostas anteriores, Urbanidades Latinoamericanas e Rio-Minas com resultados alcançados na primeira etapa da pesquisa. Por meio da visualização e espacialização de trajetos que articulam caminhos no processo de interiorização cultural brasileira, no sentido costa litorânea-interior do Brasil, foca-se no interior de Minas Gerais, identificando os equipamentos nestes trajetos/caminhos e seus papéis culturais na conformação da identidade latino-americana.

Clique aqui!

1) Lú Amò: uma pesquisa em cerâmica na construção de instrumentos musicais não convencionais

Coordenador: Luciana Beatriz Chagas

Este projeto propõe a criação artística resultante de uma intersecção entre diferentes meios expressivos no campo da arte: a cerâmica, a música, a performance e o audiovisual. A partir de uma proposta de construção de instrumentos não convencionais, pretende-se enfatizar o uso da cerâmica como material predominante na confecção desses instrumentos. A argila abre um enorme campo de possibilidades criativas para a diversidade da música popular, da música experimental e da música contemporânea.

2) Estudantes Mães (R)Existem

Coordenador: Fernanda Omelczuk Wagner

O projeto ESTUDANTES MÃES (R) EXISTEM consistiu em dar visibilidade através da arte à causa de mulheres que se tornaram mães enquanto são estudantes do ensino médio e ensino superior. A iniciativa buscou dar visibilidade à realidade dessas estudantes mães e apontar para a luta e mobilização em prol de seus direitos. A intenção foi de colar "lambes" em áreas internas dos campi e de dar visibilidade urbana estimulando a reflexão dos alunos, professores e toda população que frequenta os locais. Outro objetivo proposto pelo projeto foi a construção de um filme documentário com estudantes mães sobre a experiência da maternidade em meio às demandas da vida de estudante.

3) Orchidea Ano V

Coordenador: Flávio Luiz Schiavoni

A Orquídea - Orquestra de Ideias da UFSJ tem o prazer de apresentar a performance artística musical “Canções do útero”. O lugar que “Canções do útero” ocupa é justamente o da experimentação em cena. Experimentar os sons, os movimentos do corpo, as imagens em parceria com as tecnologias, e explorar as memórias que tanto reverberam no que somos quanto as que permanecem guardadas, em caminhos internos que dificilmente acessamos, tais como memórias daquele mar interno quentinho que um dia habitamos: o útero materno.

Clique aqui!