Música é Ação!

Vinicius Frias Bueno, ministrou a oficina "MusicalizAÇÃO: desvendando a música através do corpo e da arte", dos dias 26 a 29 de julho, no Inverno Cultural UFSJ. Vinícius é educador e multi-instrumentista. Vinícius é formado em Piano pela Universidade Popular Bituca de Barbacena /MG e cursa graduação em Educação Musical na Universidade Federal de São João del-Rei.

A oficina propôs, a partir do processo de imitação, exercícios de rítmica e de solfejo relativo, para que os participantes desenvolvessem noções básicas de pulsação, divisão, altura e afinação. Um trabalho de imaginação e “malhação” das percepções musicais dos indivíduos, a partir da ação, com o corpo e a voz como ferramentas para a internalização dos elementos musicais. A ideia final é que os corpos se tornem uma orquestra!

Para Vinícius: “Foi um imenso prazer fazer parte do evento que, nesta edição, intitulada Planeta Fome, homenageia a incrível artista que foi Elza Soares.” A oficina, que antes seria com crianças de 10 a 12 anos, foi aberta ao público a partir de 10 anos. “A proposta de convidar o público jovem, era para fomentar o acesso ao público adolescente a esse tipo de conteúdo. Passaram 6 pessoas pela oficina, e foi uma experiência incrível. Com ótima participação e colaboração dos que estiveram presentes”, conta o professor.

Texto: Maria Mariana

Edição: Juliana Millen