Oficinas

about

O livro de poesia como um projeto de pesquisa

Literatura

Essa é uma conversa sobre projetos de escrita poética. Desde o livro de poemas até os escritos de artista, exploraremos as possibilidades de invenção dessa escrita. Os participantes serão estimulados a desenvolver um projeto de trabalho e pesquisa. A natureza desse objeto será definida pelo próprio participante. Pode-se trazer para a oficina uma ideia prévia ou começar uma ideia do zero. Além disso, discutiremos, ao longo do curso, livros que lidam com a escrita poética com estratégias diferentes: que são construídos com um procedimento rígido, que abrigam múltiplos gêneros da escrita, que não se parecem com um livro de poesia, que registram outros processos artísticos, etc. Artistas que trabalham com música, artes plásticas, cinema, design, teatro, etc., também poderão desenvolver seus projetos de escrita na oficina, bem como pessoas que não se consideram poetas. Basta que queiram, por seus próprios motivos, desenvolver um projeto de trabalho com a escrita. *Para as atividades realizadas dentro dos espaços da UFSJ, será exigido de crianças acima de 5 anos e adultos, o passaporte vacinal com as duas doses de vacina contra Covid-19, e o uso obrigatório de máscara.


Instrutor

Rafael Zacca Fernandes

Rafael Zacca é poeta e crítico. Professor de Estética no departamento de Filosofia da PUC-Rio. Ministra oficinas literárias pela editora 7Letras. Publicou os livros de poesia O menor amor do mundo (7Letras, 2020) e A estreita artéria das coisas (Garupa, 2018). Publicou o livro de crítica Formas nômades: arte, política e crítica hoje (Formas nômades, 2021). Também os livros de oficinas VHS Workout Poesia (Selinho, 2022) e Almanaque rebolado, junto à Oficina Experimental de Poesia (Azougue, 2016).

Data

25 e 26 de julho | segunda-feira e terça-feira |17 às 19h

Carga Horária

4h

Faixa Etária

a partir de 16 anos

Público Alvo

Adultos acima de 16 anos, poetas, artistas que trabalham com música, artes plásticas, cinema, design, teatro, etc.

Vagas

15

Material do Aluno

Nenhum

Inscrições encerradas

Localização

Centro Cultural da UFSJ Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 - Largo do Carmo 36307-904 - São João del-Rei - Minas Gerais