Notícias

RECITAL PARA GUSTAVO PROCÓPIO: revivendo a trajetória de um operário da arte

“O Gustavo não era, o Gustavo é.” Entre acordes e memórias, essa foi a frase de desabafo de Silvania Aparecida Procópio Cruz, mãe de Gustavo Procópio Cruz, violonista, guitarrista, produtor musical, estudante do curso de Música da UFSJ. Na tarde do dia 12 de julho, o Inverno ganhou uma nova missão: honrar a memória de um estudante de destaque e pessoa de grande talento e enorme coração.

 

Gustavo foi uma das vítimas da covid-19: partiu em 2021, aos 28 anos, em Congonhas, sua cidade natal. Embora tenha se ido tão jovem, deixou um legado gigante e, para sua família, amigos e toda a UFSJ, ainda vive. Nada mais justo então do que comemorar sua vida, como um “operário da arte”, no 34º Inverno Cultural UFSJ.

 

O Centro Cultural ficou pequeno para tantas emoções refletidas no recital composto pelas músicas significativas para Gustavo: peças de Villa-Lobos, Sérgio Assad, Antônio Lauro e de sua própria autoria. Para trazer essas canções à vida, Guilherme Vincens, músico e professor da UFSJ, e Flávio Pires, aluno da UFSJ e amigo de Gustavo, marcaram o ritmo das composições na sonoridade do violão. 

 

Relembrar uma pessoa tão especial por meio da arte da Música é uma tarefa de grande responsabilidade. “Para mim, foi uma apresentação como nenhuma que já fiz antes. É duro, representa o que a gente viveu nesses últimos anos, essa é uma das perdas”, afirma Guilherme Vincens. Para além dessa vivência musical, a memória de Gustavo como pessoa também foi resgatada. “Ele era uma pessoa muito ativa. No dia a dia ele era uma pessoa muito legal, muito solícita, que faz muita falta mesmo”, contou Flávio.

 

Gustavo recebeu seu diploma de graduação durante o recital, na presença de seus pais, amigos e professores. O Colegiado do curso de Música se reuniu para a produção de um documento que reconhecesse seus trabalhos e estudos na Universidade: “O Colegiado do Curso de Música, em reconhecimento da brilhante trajetória percorrida, confere simbolicamente o título de licenciado em Música, com ênfase em Violão, a Gustavo Procópio Cruz.” 

 

“Eu só tenho a agradecer, apesar de a dor ser avassaladora. As pessoas falam: mas, até hoje? Até hoje, até sempre será essa dor, porque a perda foi muito grande. Mas ele vive, ele é presente, ele é presença”, disse Silvania após receber o título de Gustavo.


Estátuas móveis: um violão na América Latina

Esse foi o projeto idealizado por Gustavo Procópio, que se transformou em documentário depois de sua partida. Findo o recital, os presentes assistiram ao filme que resgata a trajetória artística de Gustavo, exibido durante a Mostra Audiovisual, e disponível no YouTube da TV UFSJ para todos que quiserem reviver ou conhecer sua arte.


 

Acompanhe a programação completa do festival, que conta com mais de 90 apresentações, assim como a cobertura de bastidores e entrevistas. Siga nossas redes! Vem pro Inverno!

https://www.instagram.com/invernocultural/ 
https://www.facebook.com/invernocultural
https://invernocultural.ufsj.edu.br/
https://invernocultural.ufsj.edu.br/podcasts
https://www.youtube.com/@tvufsj/videos
https://flic.kr/s/aHBqjAMdQb 

 

Texto: Lis Cruz
Edição: Cibele de Moraes
Imagens: Maria Beatriz Garcia