Detalhes da natureza que se transformam em arte

Para valorizar a natureza em plena cidade, a oficina Ecologia no ateliê vai ao espaço urbano, destinada a crianças entre 8 a 12 anos, promove atividades lúdicas no Campus Santo Antônio, centradas na produção de pinturas a partir de elementos naturais que muitas vezes escapam à nossa atenção.

O foco da oficina é a percepção das texturas de elementos presentes na natureza, como folhas, troncos e cascas de árvores. As crianças poderão explorar o Campus para recolher os materiais que darão origem a registros artísticos em monotipia, técnica de impressão que usa apenas tinta e a pressão das mãos. Vai estar valendo também registros livres das texturas e de outros elementos naturais encontrados.

Ecologia no ateliê será ministrada pela artista, arquiteta e educadora Ana Bello, que promove projetos de arte e educação com vistas a estimular a visualização de elementos que passam despercebidos no cenário urbano e, dessa forma, “mostrar às crianças detalhes da natureza que podem ser elementos de criação”. A valorização da sustentabilidade ambiental é despertada a partir da interação com a natureza e de seu uso como fonte de inspiração e de apreciação dos trabalhos resultantes da oficina.

A união entre o lúdico e o espaço natural desperta a criatividade das crianças que, ao interagirem com o meio, podem observar e registrar suas reflexões de forma artística. As inscrições vão até 16 de julho, pelo site https://inverno-cultural.ufsj.edu.br. As atividades serão realizadas entre os dias 23, 24 e 25 de julho, das 13h30 às 16h, na sala 1.12 do pavilhão de aulas do Campus Santo Antônio. Atenção aos materiais dos alunos, que podem ser consultados no Guia de Oficinas.

Texto: Maria Luisa Mello
Edição: Cibele de Moraes e Rogério Alvarenga
Foto: oficina “Gravuras em relevo”, 29° Inverno Cultural UFSJ. Crédito: Clara Rosa
Publicado em 11/07/2018