MÃOS é uma homenagem ao fazer coletivo.
A exposição nasce do movimento espontâneo de um grupo de ceramistas empenhados em criar um espaço onde as obras ecoem os gestos da troca, da construção conjunta e do aprendizado compartilhado.
A diversidade de estilos, técnicas e inspirações reflete a riqueza dessas produções e mais do que objetos, o que se compartilha são vínculos: traços de afeto e escuta moldados no barro.
Cada peça carrega o gesto do cuidado, da dúvida, da descoberta — revelando a cerâmica como meio expressivo e profundamente sensível.
O barro é matéria e metáfora: une, acolhe, transforma.
O projeto MÃOS é fruto do trabalho coletivo de estudantes do curso de Artes Aplicadas da UFSJ, com foco na cerâmica. Organizado pelo professor Kléjos Silva, o Anuário de Cerâmica da instituição reúne as obras de 20 alunos, evidenciando a diversidade e o alcance das técnicas e abordagens exploradas no curso. Com um enfoque prático e experimental, o curso de Artes Aplicadas da UFSJ se destaca por ser o único programa de graduação em cerâmica da América Latina, sendo uma plataforma fundamental para a formação de novo ceramistas.