NOTÍCIAS

Arte, tecnologia e animação para crianças

Produção de vídeos de animação com a técnica do “stop-motion” é a abordagem da oficina Sonhar Voando para que as pessoas, desde a infância, possam se relacionar com a tecnologia não apenas de forma passiva, mas também como parte ativa e produtora. Inscrições abertas para duas turmas.

A oficina traz para crianças entre 8 e 12 anos a experiência de criar um roteiro de animação e gravar um vídeo a partir da técnica do “stop-motion”. Organizada pelos arte-educadores Stefano e Hugo, que têm experiência ministrando aulas e oficinas sobre artes e animação, o objetivo é aliar arte com tecnologia, proporcionar que o mundo digital seja explorado de forma mais criativa e que as crianças possam se relacionar ativamente com a tecnologia, não apenas como consumidoras. A ideia, segundo Stefano, é unir a tecnologia, já enraizada na sociedade, com a criação artística para que desde cedo os jovens sejam capazes de produzir conteúdo.

Com duração de quatro horas, a oficina se divide em três etapas. Primeiramente, são ensinadas técnicas e efeitos de gravação - as crianças podem reconhecer e explorar os recursos disponíveis. Em seguida, a narrativa do vídeo final é construída em conjunto. Todos participam e criam parte da história que será contada. E, por fim, a execução do vídeo em “stop-motion”, em que as crianças participam também na frente das câmeras.

O “stop-motion” nasceu de uma época em que só era possível capturar imagens estáticas, graças à fotografia. Para o surgimento do cinema, era preciso que a barreira da estaticidade fosse quebrada. A técnica do “stop-motion” foi a solução, pois consiste em fotos ou quadros que, em série, dão impressão de movimento. Funciona como uma ilusão de óptica: quando os quadros são apresentados em sequência e em alta velocidade - são de 15 a 24 quadros por segundo -, há a sensação de movimento. A técnica serviu de suporte para a criação de outras formas de animação, como os desenhos animados, e ainda é utilizada para efeitos em filmes e jogos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de julho no site do Inverno Cultural [https://inverno-cultural.ufsj.edu.br/]. São duas turmas para a oficina, a primeira no dia 24 e a segunda no dia 25 de julho, das 13h às 17h no Campus Santo Antônio, na sala 4.01 do pavilhão de aulas.

Texto: Maria Luisa Mello
Edição: Rogério Alvarenga
Foto: oficina Sucata Animada, 27° Inverno Cultural UFSJ. Crédito: André Azevedo
Publicado em 11/07/2018


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados