Inverno Cultural
UFSJ

22 a 30 de julho de 2017
São João del-Rei

O Inverno Cultural UFSJ reúne uma multiplicidade de ações de artes, educação e intercâmbio cultural. Em julho, comunidade e universidade tornam-se um só. Por onde passa, o evento mobiliza artistas e participantes na busca pela valorização das culturas.

TV UFSJ

Máscaras gigantes que divertiram os pequenos

Entre os dias 24 e 28 de julho, o pátio do Campus Santo Antônio ficou tomado por crianças. Diversas oficinas do Inverno Cultural UFSJ divertiram e ajudaram meninas e meninos a partir de 4 anos de idade a refletirem sobre temas diversos. No meio da semana, em determinado momento, a ocupação do pátio foi um pouco diferente: desfilavam pelo pátio máscaras gigantes! Lá estavam as crianças de 7 a 12 que participaram da oficina Máscaras Gigantes, cujo objetivo é aflorar a criatividade da meninada a partir de brincadeiras, jogos e confecção dessas máscaras.

Como você enxerga o mundo ao seu redor? Essa é a reflexão proposta pelos oficineiros Luciana Antunes e Léo Ortiz aos alunos. “Queremos instigar o grupo por meio do fazer teatral e da prática artesanal. Vamos despertar o prazer de brincar!”

Para colocar em prática os objetivos, os participantes utilizaram materiais como tesoura, lápis preto, de cor, jornais e revistas antigos, bloco de anotações, pincel e, claro, avental ou uma camisa daquelas que, ao final do dia, refletirá a sempre atual ideia de que se sujar faz bem.

Texto: Michele Carvalho

Edição: Rogério Alvarenga