21 a 29
de julho

São João del-Rei

_O que a cultura representa para você?

Liberdade?
Diálogo?
Tolerância?
Conexão?

Esse ano, nossa identidade abre espaço para palavras que buscam despertar reflexões sobre a nossa relação com a sociedade. Um inverno com mais cores pela cidade, e as diversas possibilidades de experimentar o diferente e ser arte. O Inverno Cultural UFSJ 2018 já está começando!_

TV UFSJ

Festival divulga resultado preliminar do edital externo

Foi divulgado nesta segunda-feira, 02 de abril, o resultado preliminar do edital de seleção de propostas artístico-culturais para participação no Inverno Cultural UFSJ 2018. A programação do festival contará com 44 atrações contratadas, que oferecerão atividades múltiplas durante o festival, que ocorrerá entre os dias 21 e 29 de julho, em São João del-Rei/MG.

A lista dos aprovados pode ser conferida no site do Inverno Cultural  e na página da FAUF.

Inverno Cultural UFSJ 2018

Este ano, a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF) e a UFSJ apostaram na simplificação de um edital único, cujas propostas encaixaram-se em uma das 20 modalidades que integram as seis áreas do festival: Ações Especiais, Arte-Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Literatura ou Música. As atividades incluem vivências, residências, ateliês livres, espetáculos, shows e formações em arte e cultura, dentre outras.

Com a temática que abrange a relação entre as pessoas e as culturas, o evento pretende oferecer atividades que busquem uma maior interação entre o artista e o próprio público, com o intuito de fazer com que as pessoas sintam-se cada vez mais parte do festival, não apenas como plateia, mas também como um componente que, além de assistir, também produz.

Análise das propostas

As atrações inscritas no edital externo do Inverno Cultural UFSJ são analisadas e julgadas por uma Comissão de Seleção, que avalia cada uma das propostas válidas pelo somatório dos quesitos, em um total de 100 pontos, considerando a quantidade de vagas prevista para cada modalidade (informada no edital e retificação).

Para as áreas de Ações Especiais, Arte-Educação, Artes Visuais, Literatura e Música, os critérios são:

• Currículo da equipe principal do projeto (devidamente comprovado, com clippings e documentos) – 10 pontos;
  • Criatividade, originalidade e qualidade artística da proposta – 30 pontos;
  • Adequação ao formato do evento (espaços disponíveis, diversidade de públicos atingidos, relação com a temática) – 30 pontos;
  • Viabilidade técnica e orçamentária da proposta – 30 pontos;

Para julgamento das propostas de Artes Cênicas, são adotados os seguintes critérios, com os respectivos valores em pontos:

• Adequação à área de atuação – Artes Cênicas – 20 pontos;
  • Conformidade com a proposta “Mostre sua cara” – 20 pontos;
  • Qualificação dos profissionais envolvidos (devidamente comprovado, com clippings e documentos) – 20 pontos;
  • Exequibilidade – 20 pontos;
  • Relevância cultural – 20 pontos.

O resultado final será divulgado no dia 6 de abril e os nomes das atrações publicados após os artistas firmarem contratos com a FAUF.

REALIZAÇÃO