• capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-01.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-02.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-03.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-04.png

“Ensaios de Liberdade”: a literatura dramática como objeto de reflexão

As oficinas do 31° Inverno Cultural reúnem instrutores com larga bagagem para compartilhar. Ensaios de Liberdade: literatura dramática para jovens, por exemplo, é uma oportunidade para os inscritos terem contato com Fernando Kinas, mestre da dramaturgia e pesquisa teatral.

Autor de diversas peças premiadas, o pesquisador chega ao Festival propondo estudar e debater exemplos da literatura dramática infantojuvenil. Fernando selecionou a peça “Os Números e a Vida”, de sua autoria, vencedora do Prêmio Funarte de Dramaturgia para Infância e Juventude, para trabalhar a encenação com os alunos. O dramaturgo explica que, além de a peça ter sido recentemente premiada, reúne questionamentos sociais e invenções poéticas de grande relevância para os trabalhos da oficina. “O texto aborda processos autoritários, especialmente as ditaduras do Cone Sul, fazendo conexões com o mundo da matemática, sempre sob a óptica de jovens que querem dar um sentido para suas vidas e para o mundo.”

Pouco trabalhada no Brasil, a literatura dramática cativou Fernando por “contribuir para a compreensão de algumas das grandes questões que nos afligem”. Segundo o autor, a dramaturgia fomenta a reflexão sobre o que nos cerca e, para os jovens e adolescentes, o teatro pode ser um grande aliado nesse processo, tendo em vista que essa fase da vida é marcada por grandes questionamentos.

Kinas destaca que a oficina tem por objetivo incentivar o pensamento crítico e reafirmar valores “como a solidariedade e a igualdade de direitos, o respeito pelas diferenças, a democracia, e também defender o papel civilizador da arte e da cultura em todas as suas formas”. Para os inscritos, o autor promete iniciar uma conversa séria, porém descontraída e de acordo com os temas que circundam a sociedade atualmente.

As inscrições para esta e outras oficinas do 31º Inverno Cultural devem ser feitas no site do evento www.invernocultural.ufsj.edu.br, as vagas são limitadas!

Texto: Victória Souza

Edição: Rogério Alvarenga