• capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-01.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-02.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-03.png
  • capa_site_ic_ufsj_2019_1920x1080px-04.png

Oficina resgata tradição africana com rap, poesia e palavra cantada

A oficina Oralidades Urbanas busca retomar valores da palavra falada e fortalecer a produção literária no espaço educativo por meio do Griot, uma tradição oral africana em que os membros procuram resguardar costumes, histórias e cultura de seus povos, passando conhecimento aos mais jovens recorrendo à contação de histórias ou à música.

Usando ferramentas acessíveis e de fácil manejo, o poeta e educador Leandro Zere e o rapper Flávio da Silva Paiva (ou Russo APR) irão conciliar seus conhecimentos em Educação e poesia para ensinarem a comunidade de dentro e fora do Alto das Mercês a resguardar sua história por meio da literatura e do rap.

Zere trabalha com o rap, poesia e palavra cantada há muito tempo, mas até então não tinha pensando em juntar as diferentes formas de expressão. “Antes de dizer que eu sou rapper, gosto de reforçar que sou poeta, escritor. Porque o rap é poesia e deve ser respeitado assim. A Oralidades Urbanas surgiu da necessidade de que as pessoas também se expressem mais pela poesia”. Leandro defende que todas as pessoas são poetas e tudo pode ser lido de forma poética, de forma mais acessível. “O que eu espero da oficina é que as pessoas fiquem sensibilizadas a ponto de perceber mais essa leitura poética do mundo.”

Para quem deseja se inscrever, a Oficina será realizada nos dias 26 e 27 de julho no Fortim dos Emboabas (Rua Altamiro Flor, nº 103, Alto das Mercês). São oito vagas para o público geral e oito exclusivas para moradores do Alto das Mercês. A faixa etária é a partir dos 14 anos. Os materiais necessários são smartphones compatíveis com os aplicativos InShot e Gravador de Voz, além de folhas de papel ofício e material para recorte e colagem, como revistas, cola branca e tesoura.

Para se inscrever e saber mais informações sobre esta e outras oficinas, acesse o site do Inverno Cultural: https://invernocultural.ufsj.edu.br.

 

Texto: Rafael Martins

Edição: Rogério Alvarenga

Revisão: Adalberto Nunes

Imagem: Divulgação Inverno Cultural UFSJ

 

REALIZAÇÃO

APOIO

 
 
   
 

Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
1988-2019 © Todos os direitos reservados