DIÁRIO COLETIVO DE “IN”SIGNIFICÂNCIAS

Bruno Novaes

Sobre a obra: Confrontar a intimidade de um diário com a sua construção coletiva e exposição pública é parte essencial desta obra. Para tanto, o artista Bruno Novaes estará disponível para ouvir confissões e histórias pessoais do público e, enquanto o faz, criará registros gráficos em papéis adesivados, que comporão um grande painel, será alimentado ao longo do Inverno Cultural 2018. Ativando a ação todos os dias do festival, durante três horas por dia (9h às 12h), artista e público se relacionam num momento de intimidade a partir de revelações pessoais, que permanecem expostas enquanto imagem desenhada e colada no painel. Este coletivo de intimidades pessoais, filtradas a partir da escolha do registro do artista, revela histórias que podem ser lidas por outros por meio de suas próprias significações. Num momento da influência digital e da extrema auto-exibição da intimidade nas redes sociais, o trabalho provoca uma contraposição entre a rapidez dessas relações e um outro tempo “manuscrito”, em que a intimidade e a pessoalidade são experienciadas de outras maneiras.

Sobre o artista: Bruno Novaes possui especialização em Artes Visuais pela UNESP (2011-2012) e licenciatura em Arte/Educação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2004-2010). Foi premiado no 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, de Santo André (2016), com prêmio aquisição. Também integra o acervo do Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo e da Pinacoteca e Fundação das Artes, em São Caetano do Sul. Em São Paulo, é artista representado pela Oma Galeria e integrante do Grupo Aluga-se. Sua produção perpassa questões como identidade, memória e afeto. Por meio do desenho, da escrita e da aquarela, predominantemente, se percebe no exercício de mapear, catalogar ou classificar os assuntos que observa. Cria, da mistura entre o que é público e o que é íntimo, narrativas transversais que permeiam o limiar entre ficção e realidade.

Período: 21 a 29 de julho

Local: Área frontal externa do Teatro Municipal