SER - EXPERIMENTO PARA TEMPOS SOMBRIOS

 

SINOPSE: SER - experimento para tempos sombrios é um elogio aos corpos erráticos e às múltiplas alteridades. Buscando a narrativa como lugar de resistência, insurgência e crítica, o ser em cena cultiva territórios possíveis para corpos que escapam. A Toda Deseo é coletivo de teatro com pesquisa artística voltada para questões de gênero e sexualidade. Traçando um paralelo entre a história dos corpos na historiografia do teatro, a formação do universo e o reconhecimento do ser humano enquanto prisma, este quarto espetáculo é uma experiência poético-performática sobre o corpo e suas possibilidades. O espetáculo é um trabalho solo de Rafael Lucas Bacelar, que convidou Alexandre de Sena (Grupo Espanca) para direção e, juntos, criaram uma estrutura cênica que sugere e reconhece outras realidades, formas e significações. Um remix de Butô (arte dramática japonesa) e Vogue (dança moderna americana). David Maurity, integrante do coletivo que assina a dramaturgia, teve como colaborador Márcio Abreu (Companhia Brasileira) para a construção de comunidades de palavras que perpassam a linguagem. Criação de uma poesia atroz que se expressa na intensidade da vida. Teatro político contemporâneo que busca uma paisagem nova do possível.

 

 

A Companhia TODA DESEO é um coletivo de artistas fundado em 2013, em Belo Horizonte. Sua pesquisa é voltada para novas formas de ocupação teatral e para a criação contemporânea, a partir questões relacionadas a identidades de gênero e orientação sexual, dando ênfase nas pautas das pessoas trans. Entre suas principais realizações, estão as peças No Soy Un Maricón (2013); Corpos que Não Importam (2014); Campeonato Interdrag de Gaymada (2015); Nossa Senhora (2016); Ser - experimento para tempos sombrios (2016). Mantendo todo seu repertório ativo, a companhia realiza intercâmbio com múltiplos artistas, como Alexandre de Sena/Espanca!, Márcio Abreu/Companhia Brasileira de Teatro, Daniel Toledo/TAZ. Recebeu nos últimos anos prêmios de Direitos Humanos e Cidadania LGBT 2015 e 2016 por sua atuação e de destaque em ocupação pública. Suas produções têm sido constantemente elogiadas pela crítica especializada.

 

Dia: 28 de julho, sábado

Horário: 20h                              

Local: Sala Preta (CTAN/UFSJ) - Av. Visconde do Rio Preto, s/n°, Colônia do Bengo.

Número de vagas: 100 pessoas*

Público: A partir de 18 anos

 

* As senhas serão distribuídas 1 hora antes do espetáculo, sujeito à lotação, respeitadas as prioridades previstas em lei (Lei nº 10.048/2000).

 

 

 

 


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados