LOS KACTUS

Show "Maria Fumaça"

A banda Los Kactus sobe ao palco do Festival para apresentar um show com repertório composto por canções autorais do álbum Maria Fumaça, lançado em 2016, além de releituras de canções brasileiras representativas para o caminho da banda, inserindo elementos musicais da MPB e do Rock que influenciaram individualmente cada integrante e que por eles foram assimilados ao longo do tempo. Sua sonoridade tem um forte apelo pelo regionalismo, fato cada vez mais valorizado pelo público que vem acompanhando sua evolução. O show busca também uma valorização da arquitetura colonial de Minas Gerais, sendo projetadas diversas fotografias do artista Bruno Meneghitti, uma galeria de fotos temáticas sobre janelas e portas das casas coloniais do centro histórico de São João del-Rei, cuidadosamente retratadas pelo artista, especialmente para esse show.

A banda é composta por: Anderson Guimarães ( voz, flauta e percursões), Edimar Lima (voz e violão), Hudson Martins (baixo), Julio Slayer (bateria), Leandro Trombini (guitarra e voz) e Pérsio Granato (guitarra). Músicos com influências musicais diversas que resultou em uma fusão muito singular de seu estilo. É verdade que a Los Kactus é uma banda de rock, mas também é verdade que sua música apresenta elementos como Baião, Samba, Maracatu, tudo isso em seu devido lugar.

Fundada em meados de 1998, veio se firmando no cenário cultural de Juiz de Fora, desenvolvendo vários projetos relacionados à música. Em 2000, lançou o primeiro Álbum autoral com 11 composições, vendendo aproximadamente 1000 cópias na cidade e região. Em 2016, lançou seu segundo álbum autoral, intitulado “Maria Fumaça”, afirmando suas referências de música popular brasileira com raízes na musicalidade mineira, na qual se aflora o “Clube da Esquina” como fonte inesgotável de identificação sonora e poética. O Álbum foi produzido por Cesar Santos, guitarrista da banda do Flávio Venturini e professor na Universidade de Música Bituca. No final de 2017, a música “Cidade dos Sinos”, uma homenagem à cidade de São João del-Rei, foi finalista do “Prêmio de Música das Minas Gerais”, fazendo parte da coletânea a ser lançada agora em 2018.

Dia: 28 de julho, sábado

Local: Palco Inverno Cultural (Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos)

Público: Livre