FORMATO E DADOS DA EDIÇÃO 2017

 

Em 2017, o Inverno Cultural UFSJ ocorreu de 22 a 30 de julho. Em um formato que privilegiou os processos de formação da cidadania cultural, a valorização das faces culturais locais e regionais e a democratização do acesso e uso de bens culturais, o festival descentralizou as atividades, atuando em oito bairros de São João del-Rei/MG. Ao longo de nove dias, o festival proporcionou 218 atividades culturais, 50 oficinas e 1.307 pessoas capacitadas, movimentando cerca de R$ 3 milhões na economia loca. O evento realizou 92 contratações - por meio de chamadas públicas - de artistas e grupos, sendo 83,7% de Estado de Minas Gerais; somada a participação extensionista e voluntária das comunidades internas da UFSJ, FAUF e IF Sudeste MG, o evento proporcionou quase 90% de atividades que enalteceram a cena mineira. O festival forneceu ainda 58 bolsas de monitoria nas áreas de cobertura midiática e produção, auxiliando na formação cidadã e capacitação profissional de estudantes da UFSJ dentro da economia da cultura.

Na última edição, o Inverno Cultural UFSJ atraiu e interagiu com 120 mil pessoas, sendo 60% de moradores de São João del-Rei e 40% de turistas do Sudeste e Distrito Federal.  A repercussão midiática atingiu 800 mil pessoas nas 358 notícias veiculadas sobre o Inverno Cultural UFSJ, tendo presença em emissoras de rádio (Emboabas e rádio São João) e televisão (TV Integração, Globo Minas, TV Campos de Minas), sites noticiosos (G1, portal UAI, O Tempo, Sete Dias, Lavras 24 horas) e jornais impressos (Estado de Minas, Gazeta de São João del-Rei, Folha das Vertentes e Jornal do Poste). Nas próprias redes sociais, o alcance foi de 895 mil pessoas.

Mais do que um evento pontual e uma intervenção esporádica, o Inverno Cultural UFSJ passou a exercer, desde março de 2017, de modo mais enfático, a sua característica de Programa de Extensão Universitária. Em prol da construção de outros modelos culturais, o festival passou a reinvestir recursos próprios na consolidação de ações de formação continuada em arte e cultura por meio da criação e manutenção de dez grupos artístico-culturais de São João del-Rei localizados em três regiões de vulnerabilidade social da cidade: Tejuco, Senhor dos Montes e Matozinhos. 

 


TEMA

MEGAFONES UNI-VOS

 

Inverno Cultural utiliza da poesia visual para apresentar a temática “Universidade, Arte e Resistência: A Cultura como Bem Comum”. Conhecida como o lugar da ciência, a universidade abre espaço para a poesia. João Cabral de Melo Neto dizia que Vinícius de Moraes devia “emagrecer poeticamente”. No caso da academia, ela precisa de uma dieta de cientificidade, para dar espaço à alma, às paixões, aos sonhos. Emagrecendo em sua objetividade e ganhando massa artística.

O festival já começa artisticamente desde a concepção. Ele quer, acima de tudo, uma alma lírica. Lirismo não no sentido estrito, mas daquilo que nos seduz.  Como diz a  primeira frase do Manifesto da Poesia Pau Brasil, de 1924, “a poesia existe nos fatos”. É algo que vai além do mundo dos doutores e das elites arrogantes.

Por isso, apresento o poema visual denominado “Murofone“, que se refere aos movimentos de resistência cultural.  O muro é uma espécie de megafone, e o megafone uma forma de muro. No sentido de dar voz, de amplificar, de estar presente no dia a dia. Aquela voz que não se cala. O riso é seu grito.

No muro aparece grafitado um megafone, contendo a expressão OCUPE ARTE, como um chamado pela participação da cidade para uma arte democrática e inclusiva. O grafite é uma alegoria da cultura pulsante que ocupa as cidades, apesar de todas as formas de repressão. Semelhantemente, o megafone é um instrumento de comunicação utilizado principalmente nas ruas. É a expressão simples e direta. A arte de cada um.

O grafiteiro não quer autorização, ele não aceita regras que vão contra seus princípios de liberdade. Ele realiza uma “desobediência civil”, como Henry Thoreau, que não aceitava pagar impostos a um Estado que apoiava a escravidão e promovia a guerra.

Queremos ser como os povos indígenas, que nunca foram catequizados, como pregava Oswald Andrade. Ele pedia uma nação Caraíba, onde já havia se inventado o comunismo. Nós em Minas queremos a nação Maxakali. Queremos o carnaval, a poesia e o riso. Com Abaporu vamos à luta armados de poemas, sob a benção de Nossa Senhora do Beijo. Megafones uni-vos. Joguemos corações-bomba. Queremos a cidade de braços aberto, generosa.

Assim como o grafiteiro, que é extremamente generoso, doando sua arte, sem pretensão de retorno financeiro. Como o misterioso artista urbano anônimo que assina como Banksy e que há anos vem grafitando muros pelo mundo.

O tema OCUPE ARTE também remete ao movimento de ocupação das escolas e universidades que teve grande importância em 2016. Ocupou e amou. Em defesa da educação, em defesa da emoção e muitos outros “ãos”. Foi um momento de poesia.

Além disso, acima do muro, o poema mostra uma mulher negra, com olhos grandes, pronta para ocupar o espaço que merece. Essa mulher é uma alegoria a todas as minorias, e propõe a arte como instrumento de inclusão social e quebra de preconceitos. Ela também faz referência a um cartaz produzido pelo fotógrafo e artista gráfico da União Soviética socialista, Aleksandr Ródtchenko, que mostra uma trabalhadora anunciando algo. No caso do Inverno Cultural, trouxemos uma menina de dreads, representando nossa afro-brasilidade.

Esse poema visual representa a defesa da democratização da arte, o respeito a cultura popular e das periferias e o reconhecimento da cidade como um espaço vivo e vibrante de cultura. Derivadas do poema visual “Murofone”, foram feitas também outras artes, que serão utilizadas na divulgação do Inverno Cultural.

Jairo Fará

 


 

EQUIPE FAUF E UFSJ - EDIÇÃO 2017

 

  • Reitor da UFSJ, Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira.
  • Coordenador-geral do festival e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ivan Vasconcelos Figueiredo.
  • Coordenadora adjunta do festival e diretora da Divisão de Projetos e Apoio à Comunidade Universitária da UFSJ, Telma Valéria de Resende.
  • Gestor administrativo do festival e presidente da Fundação de Apoio à UFSJ e, Bezamat de Souza Neto.
  • Gerente Administrativo e Financeiro FAUF, Glauco Manuel dos Santos.
  • Assessor de Relações Institucionais da UFSJ, Weber Neder Issa.
  • Gestora cultural do festival e chefe do Chefe do Setor de Apoio a Ações Culturais Institucionais, Sandra Rinco Dutra.
  • Bolsista de comunicação e produção cultural do Inverno Cultural UFSJ, Alícia Antonioli.
  • Coordenadora da área de Arte-Educação, Deborah Engelender.
  • Coordenadores da área de Artes Cênicas: professor do curso de Teatro da UFSJ, Marcelo Rocco de Gasperi, e estudante de Teatro da UFSJ, Luís Firmato.
  • Coordenador das áreas de Artes Visuais e Fotografia, técnico de Fotografia da UFSJ, Marcius Vinícius Barcelos.
  • Vice-coordenador de Fotografia, jornalista e técnico da UFSJ, Michel Montandon de Oliveira.
  • Coordenador da área de Artes Visuais e professor do curso de Artes Aplicadas, Bruno Amarante.
  • Coordenadora da área de Ações Especiais e chefe do Setor de Projetos Artísticos e Culturais, Aline Braga.
  • Coordenador da área de Literatura, poeta e professor do curso de Jornalismo da UFSJ, Jairo Faria Mendes.
  • Coordenadora da área de Música, Salomé Viegas.
  • Assessora jurídica da FAUF, Luciana da Silva Pena.
  • Gerente administrativo da FAUF, Fernando de Castro Chaves.
  • Design, Everton Valadares.
  • Coordenador de Assessoria de Comunicação e assessor-chefe de Assessoria de Comunicação da UFSJ, Bruno Leal de Carvalho.
  • Coordenador de WebTV e professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo, Francisco Brinati.
  • Prefeitura de Campus da UFSJ/ Pró-reitoria de Administração da UFSJ.
  • Equipe da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ.

 

MEMÓRIA

 

Guia de eventos: https://invernocultural.ufsj.edu.br/programacao/guia-de-eventos

Guia de oficinas: https://invernocultural.ufsj.edu.br/programacao/guia-de-oficinas

Banco de notícias: https://invernocultural.ufsj.edu.br/noticias

Banco de fotografias: https://www.flickr.com/photos/oinvernoculturalufsj

Banco de vídeos: https://www.youtube.com/playlist?list=PL34VtXVJ2Q4Ghu6QE83HpSLIfJls7Jya8

Editais encerrados: https://invernocultural.ufsj.edu.br/editais

 


 

CONTATO

 

Organização do Inverno Cultural UFSJ
Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Centro, São João del-Rei/MG
(32) 3379-2503

 

FOMENTO E APOIOS DA EDIÇÃO 2017


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2017 - Todos os direitos reservados