NOTÍCIAS

Destemidos, ferozes e irreverentes

A banda Nove Zero Nove literalmente “abalou as estruturas” da Praça Bom Jesus do Matozinhos na noite de sábado, encerrando o sétimo dia de atividades do Inverno Cultural. Se era rock and roll que o público queria, as distorções de guitarra, a agressividade de bateria e baixo e a energia do vocalista não decepcionaram.

Antes de subir ao palco, por volta das 22h, a banda já demonstrava satisfação por estar escalada para o Inverno Cultural: “a gente fica muito feliz de participar, e vamos tacar fogo em vocês hoje!”, disse o vocalista Mauricio Kyann.

Dito e feito! Com um repertório autoral, inspirado em vertentes do rock dos anos 1990, o quinteto carioca prendeu a atenção do público por duas horas. Kyann contagiou pessoas de todas as idades, que balançavam as cabeças e pulavam, como em todo bom show de rock. O entusiasmo foi tanto que, em alguns momentos, a segurança teve que pedir aos fãs mais calorosos que se afastassem da grade que separava palco e público.

Talvez o maior atrativo da banda Nove Zero Nove seja sua inabalável crença no poder da música como uma ferramenta de mudança e união das pessoas. A banda agradeceu o convite para tocar no festival e destacou o empenho de toda a equipe da UFSJ em fazer o evento acontecer mesmo diante das adversidades enfrentadas pela falta de incentivo à cultura no país. Também reservou tempo para prestar homenagem à vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março, que completaria 39 anos no último dia 27.

Nove Zero Nove cumpriu sua promessa de “tacar fogo”, entregando um show recheado de emoções, capaz de fazer as pessoas sorrirem, vibrarem e chorarem na mesma intensidade dos acordes de guitarra, do ritmo do baixo, dos toques da bateria e da condução do vocal.

O que resta é um sentimento de gratidão à banda Nove Zero Nove por ter aceitado embarcar nessa empreitada e ter trazido ao palco do Inverno Cultural um show que nos lembra sobre o que nos mantém pulsante no compromisso de espalhar cultura.

 

Texto: Rafael Martins
Edição: Rogério Alvarenga
Foto: show Nove Zero Nove, 30° Inverno Cultural UFSJ. Crédito: Magoo
Publicado em: 01/08/2018


Universidade Federal de São João del-Rei
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
2016/2018 - Todos os direitos reservados