Inverno Cultural UFSJ lança edital para edição 2020

O Inverno Cultural UFSJ abriu nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro, edital para seleção de propostas artístico-culturais que farão parte da programação da 32ª. edição. O festival de artes integradas ocorrerá de 18 a 26 de julho de 2020 em São João del-Rei/MG.

Os grupos e artistas interessados poderão se inscrever de 5 a 10 de março exclusivamente por e-mail; os participantes devem enviar a ficha de inscrição devida preenchida, juntamente com a documentação exigida para cada modalidade. As atividades estão categorizadas em 23 modalidades, as quais estão divididas em cinco áreas temáticas: Arte-educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Literatura.

A edição 2020 inspira-se na prática cômica ritualística do sacerdote do riso “Hotxuá”, da etnia indígena Krahô, do norte do Tocantins, para problematizar a alegria como elemento-base da sociedade, em que o brincar e fazer rir constituem-se como práticas necessárias para o estabelecimento de laços, harmonia, equilíbrio social e resistência. Ao assumirem suas contradições, os palhaços sagrados atuam com o corpo e tornam-se como conhecedores de si por transgredirem e transitarem entre as dicotomias do mundo. Nesse sentido, alegria, riso e humor, intensificados pela força dos povos originários que habitam nosso Brasil, poderiam ser formas disruptivas e meios capazes de afirmar a vida.

O festival integra uma das ações do maior programa de Extensão Universitária da UFSJ. O evento mantém o foco na cidadania cultural e na promoção de atividades gratuitas, de modo a possibilitar a democratização do acesso e uso de bens artístico-culturais. Estão previstas atrações nos bairros e campi da UFSJ.

O edital pode ser acessado pelos endereços eletrônicos: https://www.invernocultural.ufsj.edu.br/editais ou https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/proex/ARQUIVOS%20SIMONE/EDITAL%20IC%202020%20-%20versao%20final.pdf. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de maio no mesmo endereço eletrônico.

Participação da comunidade interna

As propostas vindas das comunidades internas à UFSJ e IF Sudeste MG poderão participar voluntariamente do Inverno Cultural por meio de uma chamada exclusiva, aberta no dia 6 de março.

1988-2020 © Todos os direitos reservados